Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1172984
Título: Enraizamento de estacas de protium almecega march. sob ação de estimuladores químicos em três épocas de coleta.
Autor: OLIVEIRA, M. C. de
RIBEIRO, J. F.
Afiliación: MARIA CRISTINA DE OLIVEIRA, FUNDAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS; JOSE FELIPE RIBEIRO, CPAC.
Año: 2003
Referencia: In: CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 54.; REUNIÃO AMAZÔNICA DE BOTÂNICA, 3., 2003, Belém, PA. Desafios da botânica brasileira no novo milênio: inventário, sistematização, conservação e uso da biodiversidade vegetal: anais. Belém, PA: Sociedade Botânica do Brasil: Universidade Federal Rural da Amazônia: Museu Paraense Emílio Goeldi: Embrapa Amazônia Oriental, 2003.
Páginas: 1 p.
Descripción: Se em termos de biodiversidade a propagação vegetativa reduz a diversidade genética, este método representa alternativa bastante promissora a formação de mudas para recuperação de áreas degradadas. Este trabalho foi conduzido em casa de vegetação, sob nebulização intermitente, durante 180 dias com objetivo de caracterizar como diferentes concentrações de AIB e Benlate, métodos de aplicação dos promotores e épocas de coleta poderiam estar afetando o enraizamento de P almecega. Estacas apicais foram coletadas em 3 épocas: agosto/2001 (fim época seca); janeiro/2002 (época chuvosa) e junho/2002 (início seca), aparadas com 25cm de comprimento e mantidas com 2 folhas. A base das estacas foi tratada com IBA diluído em concentrações de 2000, 4000 e 8000 ppm (via palito embebido e imersão rápida durante 5 segundos) e Benlate 0,5g/250ml água (via imersão rápida). Foram utilizadas dez estacas por tratamento, incluindo controle, com três repetições. Para análise foi avaliada a porcentagem de estacas enraizadas, com calos, vivas e mortas. A persistência das folhas nas estacas coletadas no fim da época seca aparentemente possibilitou maior sobrevivência e formação de calo e emissão de raízes nos tratamentos com 4000 ppm AIB (via palito embebido e via imersão rápida) com 3,33% e 10% respectivamente, porém não foram significativamente diferentes ao nível de 5% de probabilidade. Para as outras épocas, observou-se murchamento e escurecimento das folhas nos primeiros 15 dias do início do experimento, com morte de todas as estacas. A melhor época de coleta de estacas para o enraizamento foi o mês de agosto (seca).
Thesagro: Enraizamento de Estaca
Propagação Vegetativa
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Enraizamento-de-estacas-de-protium.pdf351.26 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace