Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173270
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorPAÇÓ, P. A
dc.contributor.authorGUERRA, J. G. M.
dc.contributor.authorESPINDOLA, J. A. A.
dc.contributor.authorARAUJO, E. da S.
dc.contributor.authorPIAN, L. B.
dc.contributor.authorGOULART, J. M.
dc.contributor.authorV. FILHO, J. S. M.
dc.date.accessioned2025-02-24T16:53:03Z-
dc.date.available2025-02-24T16:53:03Z-
dc.date.created2025-02-24
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationSeropédica: PPGAO - Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica. 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173270-
dc.descriptionO objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho fitotécnico de espécies utilizadas para adubação verde, semeadas em misturas com distintos arranjos espaciais de plantio, consorciadas ou não ao milho e submetidos ao manejo orgânico. O experimento foi conduzido na Fazendinha Agroecológica Km 47, Seropédica, Baixada Fluminense. O delineamento adotado foi o de blocos casualizados com cinco tratamentos formados a partir da mistura das espécies Canavalia ensiformis, Crotalaria juncea e Helianthus annuus utilizadas para cobertura do solo (ECS), semeadas a lanço ou em sulcos, e consorciadas ou não ao milho (variedade BRS Caatingueiro), além do monocultivo de milho. As avaliações constaram das taxas de cobertura do solo, dos teores de macronutrientes essenciais e das produtividades de fitomassa fresca e seca de parte aérea das ECS, além da produtividade de grãos de milho. Depreendeu-se a partir dos resultados, que a mistura de ECS cobriu o solo com maior velocidade do que a vegetação espontânea presente em uma área mantida em pousio. Os arranjos espaciais adotados por ocasião da semeadura, a lanço ou em sulcos, não foram determinantes de diferenças quanto às variáveis fitotécnicas produtividade de fitomassa fresca e seca, bem como das quantidades acumuladas de nutrientes na parte aérea das ECS. A produtividade de grãos de milho não é influenciada pela presença da mistura contendo as espécies de cobertura de solo, independentemente do arranjo espacial adotado na semeadura, quando comparada à alcançada com o monocultivo do milho. As quantidades produzidas e acumuladas de N, P, K, Ca e Mg na fitomassa das ECS revelam o potencial, respectivamente, de geração de palhada para proteção do solo e de ciclagem de nutrientes disponibilizados para cultivos em sucessão maiores do que no monocultivo do milho.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectFitomassa
dc.titleDesempenho fitotécnico de misturas de espécies para cobertura de solo consorciadas ao milho em sistema orgânico de produção.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroCobertura do Solo
dc.subject.thesagroAdubação Verde
dc.subject.nalthesaurusFabaceae
riaa.ainfo.id1173270
riaa.ainfo.lastupdate2025-02-24
dc.contributor.institutionPEDRO ANTONIO PAÇÓ, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; JOSE GUILHERME MARINHO GUERRA, CNPAB; JOSE ANTONIO AZEVEDO ESPINDOLA, CNPAB; EDNALDO DA SILVA ARAUJO, CNPAB; LÍVIA BISCHOF PIAN, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; JHONATAN MARINS GOULART, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; JOSÉ SÁVIO M. V. FILHO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO.
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro científico (CNPAB)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DESEMPENHO-FITOTECNICO.pdf1.12 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace