Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173270
Título: Desempenho fitotécnico de misturas de espécies para cobertura de solo consorciadas ao milho em sistema orgânico de produção.
Autor: PAÇÓ, P. A
GUERRA, J. G. M.
ESPINDOLA, J. A. A.
ARAUJO, E. da S.
PIAN, L. B.
GOULART, J. M.
V. FILHO, J. S. M.
Afiliación: PEDRO ANTONIO PAÇÓ, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; JOSE GUILHERME MARINHO GUERRA, CNPAB; JOSE ANTONIO AZEVEDO ESPINDOLA, CNPAB; EDNALDO DA SILVA ARAUJO, CNPAB; LÍVIA BISCHOF PIAN, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; JHONATAN MARINS GOULART, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; JOSÉ SÁVIO M. V. FILHO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO.
Año: 2024
Referencia: Seropédica: PPGAO - Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica. 2024.
Descripción: O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho fitotécnico de espécies utilizadas para adubação verde, semeadas em misturas com distintos arranjos espaciais de plantio, consorciadas ou não ao milho e submetidos ao manejo orgânico. O experimento foi conduzido na Fazendinha Agroecológica Km 47, Seropédica, Baixada Fluminense. O delineamento adotado foi o de blocos casualizados com cinco tratamentos formados a partir da mistura das espécies Canavalia ensiformis, Crotalaria juncea e Helianthus annuus utilizadas para cobertura do solo (ECS), semeadas a lanço ou em sulcos, e consorciadas ou não ao milho (variedade BRS Caatingueiro), além do monocultivo de milho. As avaliações constaram das taxas de cobertura do solo, dos teores de macronutrientes essenciais e das produtividades de fitomassa fresca e seca de parte aérea das ECS, além da produtividade de grãos de milho. Depreendeu-se a partir dos resultados, que a mistura de ECS cobriu o solo com maior velocidade do que a vegetação espontânea presente em uma área mantida em pousio. Os arranjos espaciais adotados por ocasião da semeadura, a lanço ou em sulcos, não foram determinantes de diferenças quanto às variáveis fitotécnicas produtividade de fitomassa fresca e seca, bem como das quantidades acumuladas de nutrientes na parte aérea das ECS. A produtividade de grãos de milho não é influenciada pela presença da mistura contendo as espécies de cobertura de solo, independentemente do arranjo espacial adotado na semeadura, quando comparada à alcançada com o monocultivo do milho. As quantidades produzidas e acumuladas de N, P, K, Ca e Mg na fitomassa das ECS revelam o potencial, respectivamente, de geração de palhada para proteção do solo e de ciclagem de nutrientes disponibilizados para cultivos em sucessão maiores do que no monocultivo do milho.
Thesagro: Cobertura do Solo
Adubação Verde
NAL Thesaurus: Fabaceae
Palabras clave: Fitomassa
Tipo de Material: Parte de livro
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro científico (CNPAB)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DESEMPENHO-FITOTECNICO.pdf1.12 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace