Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173531
Título: Crescimento vegetativo da tangerineira ‘ponkan’ sobre porta-enxertos de citros em Mato Grosso.
Autor: BOTELHO, S. de C. C.
RONCATTO, G.
MENECKELLI, F.
BOTELHO, F. M.
DEBASTIANI, R. F.
CRUZ, M. T. da
SCHUISTAK, L.
MORGAN, I. R.
Afiliación: SILVIA DE CARVALHO CAMPOS BOTELHO, CPAMT; GIVANILDO RONCATTO, CPAMT; FÁBIO MENECKELLI, EMPRESA MATO-GROSSENSE DE PESQUISA, ASSISTÊNCIA E EXTENSÃO RURAL; FERNANDO MENDES BOTELHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; ROMULO FIORESE DEBASTIANI, FACULDADE FASIPE; MARIANA TEODORO DA CRUZ, FACULDADE FASIPE; LETÍCIA SCHUISTAK, FACULDADE FASTECH; IGOR RAMOS MORGAN, FACULDADE FASIPE.
Año: 2023
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 28.; ENCONTRO NACIONAL DE OLERICULTURA, 5., 2023, Pelotas, RS. Tecnologia e sustentabilidade: anais. Pelotas: SBF, 2023. p. 1008-1011.
Descripción: Resumo: O estado de Mato Grosso produz 5 mil toneladas de citros, numa área de aproximadamente 900 ha (IBGE, 2023), sendo que a tangerineira ‘Ponkan’ têm se destacado entre as variedades cítricas de mesa, pelo amplo cultivo e alto valor de mercado. É a cultivar mais difundida no país do grupo das tangerineiras, estando em fase de expansão. Apesar de ter boa aceitação comercial e ser a preferida entre os citricultores pelo tamanho e qualidade do fruto, a tangerineira ‘Ponkan’ tem casca pouco aderente, que leva a expressivas perdas pós- colheita, no transporte aos mercados consumidores e na vida de prateleira. A escolha de porta-enxertos que ofereçam resistência ou tolerância a doenças como a gomose-dos- citros é um limitante para o cultivo destas espécies. Essa doença, que não têm controle, ocasiona a morte dos pomares com prejuízo aos produtores. Além disso, o uso de porta-enxertos tem outras vantagens para os produtores como manejo diferenciado do pomar uma vez que o porte pode ser reduzido e facilitar os tratos culturais, permite adensamento de plantas e início precoce de produção de frutos, alta eficiência produtiva às copas e tolerância à seca pela adaptabilidade à região, aumentando a produtividade, além da obtenção de frutos de melhor qualidade (POMPEU JUNIOR et al., 2008). Salienta-se que na maioria dos pomares de citros existentes no país cultiva-se a combinação tangerineira ‘Ponkan’/Limoeiro ‘Cravo’, os quais tem mostrado alta suscetibilidade à gomose-dos- citros. Os porta-enxertos como o limoeiro ‘Volkameriano’, o citrumeleiro ‘Swingle’ e o P. trifoliata cv. Flying Dragon e seus híbridos, por outro lado, são resistentes à gomose-dos-citros. Ensaios de competição de porta-enxertos, então, são necessários para que outras alternativas sejam validadas como porta-enxertos, suprindo essa lacuna nos sistemas de cultivo de citros e fornecendo opções aos produtores. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento vegetativo de tangerineira ‘Ponkan’ sobre diferentes híbridos e variedades de porta-enxertos de citros aos quatro anos e meio, no Ecótono Cerrado-Amazônia de Mato Grosso.
Thesagro: Tangerina
Ponkan
Porta Enxerto
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAMT)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace