Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173658
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorBATISTA, L. A. R.
dc.date.accessioned2025-03-07T13:27:51Z-
dc.date.available2025-03-07T13:27:51Z-
dc.date.created2025-03-07
dc.date.issued2005
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 3., 2005, Gramado. Anais... Passo Fundo: Embrapa Trigo, 2005.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173658-
dc.descriptionO Banco Ativo de Germoplasma (BAG) possui a finalidade de preservar, multiplicar e caracterizar acessos para que possam ser usados em atividades de pesquisa, principalmente em melhoramento genético. A principal característica desse tipo de coleção é a sua dinâmica, pois os acessos entram e saem de seu inventário de acordo com a demanda por parte dos programas de pesquisa; sempre corresponde a um subconjunto da coleção de base. O objetivo desta apresentação é relatar as atividades de preservação de espécies nativas in vivo ex situ e sua caracterização, utilizando como modelo acessos de diferentes espécies pertencentes ao gênero Paspalum. No Brasil as espécies utilizadas para formação de pastagens são predominantemente de origem africana e poucas espécies nativas são utilizadas em pastejo, que nesse caso é feito sob manejo extensivo com baixa capacidade de lotação. Dentro da família Poaceae, o gênero Paspalum destaca-se em variabilidade genética e é um dos mais importantes no continente americano. Suas espécies e ecótipos estão distribuídos principalmente nas regiões centro-sul do Brasil, leste da Bolívia, norte da Argentina, Paraguai e Uruguai. O seu germoplasma apresenta múltiplos usos, pois, além da produção de forragem para alimentação animal, pode ser explorado para fixação de dunas, em contenção da erosão nas encostas de rodovias e em aplicações com fins ornamentais, além de serem responsáveis pela alimentação de diversas espécies migratórias de aves. Também algumas espécies são identificadas como erva-daninhas. A caracterização morfológica é realizada por meio de aplicação de descritores, com a finalidade de conhecer o material genético que está sendo preservado, e sua seleção leva a um conjunto denominado de descritores principais. A caracterização agronômica está baseada em dados coletados de experimentos delineados e analisados por meio de médias e variâncias. Esses procedimentos indicam ao melhorista a potencialidade dos acessos para determinadas características desejáveis. Alguns procedimentos e resultados dessas metodologias e da legislação pertinente à preservação e ao intercâmbio de germoplasma são apresentados.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBAG Paspalum
dc.subjectPreservação de espécies nativas in vivo ex situ
dc.subjectModelo de acessos
dc.subjectGênero Paspalum
dc.titleRepresentatividade taxonômica e caracterização morfológica e agronômica dos acessos do Banco Ativo de Germoplasma de Paspalum.
dc.typeAnais e Proceedings de eventos
dc.format.extent211 p.
riaa.ainfo.id1173658
riaa.ainfo.lastupdate2025-03-07
dc.contributor.institutionLUIZ ALBERTO ROCHA BATISTA, CPPSE.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RepresentatividadeTaxonomicaCaracterizacao.pdf123.8 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace