Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173942
Title: Inoculação de semente de soja no sulco de semeadura em Dourados, MS, NA safra 2005/06.
Authors: RANGEL, M. A. S.
CARDOSO, P. C.
SILVA, W. M.
SANTOS, G. 3
Affiliation: MARCO ANTONIO SEDREZ RANGEL, CNPMF; PAULO CÉSAR CARDOSO, FUNDAÇÃO VEGETAL; WILLIAM MARRA SILVA, CPAO; G. SANTOS, BOLSISTA EMBRAPA AGROPECUÁRIA OESTE.
Date Issued: 2006
Citation: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 27.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 11.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 9.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 6., 2006, Bonito, MS. A busca das raízes: anais. Dourados: Embrapa Agropecuária Oeste, 2006. (Embrapa Agropecuária Oeste. Documentos, 82).
Description: A cultura da soja demanda grandes quantidades de nitrogênio (N) para alcançar altas produtividades. Para suprir economicamente esta necessidade, a soja utiliza-se do processo de fixação biológica de nitrogênio (FBN), que resulta da transformação do N2 atmosférico em amônia (NH3), intermediada pela enzima nitrogenase, presente em determinados grupos de bactérias. Na soja, a simbiose é principalmente com Bradyrhizobium japonicum, que é capaz de formar nódulos nas raízes da soja (Hungria et al., 2001). Usualmente, o inoculante que contém a bactéria B. japonicum é misturado à semente antes da semeadura, e nessa operação o fungicida e os micronutrientes são também aplicados. Para diminuir os efeitos negativos dos fungicidas e dos micronutrientes à bactéria, uma nova tecnologia permite a aplicação do inoculante no sulco de semeadura. Os efeitos negativos da aplicação de fungicidas sobre os parâmetros que medem a FBN são menores quando a aplicação do inoculante é feita por aspersão no sulco de semeadura (Campo & Hungria, 2005). Com o objetivo de avaliar essa nova tecnologia foi conduzido o presente trabalho.
Thesagro: Soja
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1058.pdf44.1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace