Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1173950
Título: Variações genéticas e ambientais de pesos e alturas desde o desmame até a idade adulta de fêmeas Nelore.
Autor: CYRILLO, J. N. DOS S. G.
ALENCAR, M. M. de
RAZOOK, A. G.
MERCADANTE, M. E. Z.
FIGUEIREDO, L. A. DE
Afiliación: JOSLAINE NOELY DOS S. G. CYRILLO, INSTITUTO DE ZOOTECNIA - CENTRO APTA DE BOVINOS DE CORTE - ESTAÇÃO EXPERIMENTAL DE ZOOTECNIA DE SERTÃOZINHO; MAURICIO MELLO DE ALENCAR, CPPSE; ALEXANDER GEORGE RAZOOK, INSTITUTO DE ZOOTECNIA - CENTRO APTA DE BOVINOS DE CORTE - ESTAÇÃO EXPERIMENTAL DE ZOOTECNIA DE SERTÃOZINHO; MARIA EUGENIA ZERLOTTI MERCADANTE, INSTITUTO DE ZOOTECNIA - CENTRO APTA DE BOVINOS DE CORTE - ESTAÇÃO EXPERIMENTAL DE ZOOTECNIA DE SERTÃOZINHO; LEOPOLDO ANDRADE DE FIGUEIREDO, INSTITUTO DE ZOOTECNIA - CENTRO APTA DE BOVINOS DE CORTE - ESTAÇÃO EXPERIMENTAL DE ZOOTECNIA DE SERTÃOZINHO.
Año: 2004
Referencia: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 41., 2004, Campo Grande, MS. Produção animal e a segurança alimentar: anais. Campo Grande, MS: SBZ, 2004.
Páginas: 4 p.
Descripción: Parametros genéticos e ambientais para pesos e alturas na garupa (10.427 observações) obtidos em intervalos de 90 dias, dos sete aos 52 meses de idade, de 1.673 fêmeas da raça Nelore dos rebanhos da EEZ de Sertãozinho, foram estimados em análises univariadas por máxima verossimilhança restrita. Dois modelos diferindo nos efeitos aleatórios foram testados para a caracteristica peso. O modelo 1 (Pm1) incluiu os efeitos genéticos aditivo direto (A) e materno (M), e de ambiente permanente materno (C) e no modelo 2 (Pm2), excluiu-se M. Para a altura o modelo 1 (Am1) incluiu os efeitos genético direto e de ambiente permanente materno e o modelo 2 (Am2) somente o efeito genético direto. Concluiu-se, com base no teste de razão de verossimilhanga (P<0,05), que o modelo mais adequado para ambas caracteristicas foi o que incluiu os efeitos genético direto e de ambiente permanente materno. Estimativas de herdabilidade para pesos foram varidveis em todo o periodo estudado, apresentando valores baixos por volta dos 8 meses (0,16), e 18 meses (0,15), de idade, com valores mais altos após esse periodo, chegando a estimativa de herdabilidade igual a 0,39 aos 44 meses. As estimativas de herdabilidade para altura foram altas, e valores em torno de 0,60 se tornaram constantes a partir dos 27 meses. Componentes de variancias genéticas e ambientais para as caracteristicas peso e altura apresentaram mudangas importantes no decorrer do crescimento de fémeas até a idade adulta, entretanto, para altura essas mudanças foram relativamente menores.
Thesagro: Crescimento
Palabras clave: Análises univariadas
Herdabilidade
Idade subsequente
Modelos
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPPSE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
VariacoesGeneticasAmbientais.pdf1.32 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace