Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1174122
Título: Impacto da época de plantio na severidade do oídio em cultivares de feijão caupi.
Autor: NASCIMENTO, L. A. do
BARROS, J. R. A.
SILVA, W. O. da
LUZ, T. A.
ANGELOTTI, F.
Afiliación: LAYANA ALVES DO NASCIMENTO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; JULIANE RAFAELE ALVES BARROS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; WESLLEY OLIVEIRA DA SILVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; TAILANE AMORIN LUZ, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; FRANCISLENE ANGELOTTI, CPATSA.
Año: 2025
Referencia: In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS EM TERRITÓRIOS SEMIÁRIDOS, 1., 2024, Juazeiro, BA. Anais... Juazeiro, BA: UNIVASF: Universidade do Estado da Bahia, 2025.
Páginas: p. 23-24.
Descripción: As mudanças climáticas estão evoluindo como um dos principais problemas ambientais enfrentados pelo mundo atualmente. Este aumento poderá causar impactos positivos ou negativos sobre a interação planta-patógeno. A ocorrência de doenças é um dos fatores limitantes para o cultivo do feijão-caupi, com destaque para oídio que causa desfolha precoce da planta. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da temperatura de diferentes épocas de plantio na severidade do oídio em cultivares de feijão-caupi. O experimento foi conduzido no Campo Experimental da Caatinga, na Embrapa Semiárido, utilizando delineamento em blocos casualizados, em esquema fatorial 2x2 (cultivares x época de plantio) e três repetições. Foram utilizadas as cultivares de feijão-caupi BRS Gurguéia e BRS Itaim e o plantio realizado em junho (época 1) e o plantio em dezembro (época 2). Para quantificar a severidade da doença, foi avaliada a porcentagem da área foliar doente, por meio de escala diagramática. Os dados foram submetidos à análise de variância, e as médias comparadas entre si pelo teste de pelo teste de Tukey. As cultivares apresentaram diferença significativa para severidade da doença em função das épocas de plantio. Na época de plantio com temperaturas mais elevadas (época 2), a severidade da doença foi menor, com redução de 6,83% para a cultivar BRS Gurguéia e 30,90% para a BRS Itaim. A cultivar BRS Gurguéia mostrou-se ser mais tolerante à doença em relação a BRS Itaim para ambas às épocas de cultivo. Não houve interação significativa entre a época de cultivo e as cultivares. Dessa forma, a escolha da época de plantio e da cultivar de feijão-caupi influenciará na ocorrência do oídio, com menor severidade em época quente, sendo um indicativo de redução de sua importância em um cenário de mudanças climáticas.
Thesagro: Mudança Climática
Oídio
Doença
Vigna Unguiculata
NAL Thesaurus: Oidium
Cowpeas
Palabras clave: Estresse biótico
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
IMPACTO-DA-EPOCA-DE-PLANTIO-NA-SEVERIDADE-DO-OIDIO-EM-CULTIVARES-DE-FEIJAO-CAUPI.pdf150.03 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace