Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1174200
Title: Incidência de radiação solar, produção e qualidade de frutos Em pomares de macieiras sob Condições de tela antigranizo e céu aberto.
Authors: BOSCO, L. C.
CARDOSO, L. S.
PAULA, V. A. DE
BERGAMASCHI, H.
MARODIN, F. A.
BRAUNER, P. C.
SANTOS, V. R. DOS
MARODIN, G. A. B.
SANTOS, H. P. dos
Affiliation: LEOSANE C. BOSCO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; LOANA S. CARDOSO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; VIVIANE A. DE PAULA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; HOMERO BERGAMASCHI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; FRANCISCO A. MARODIN, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; PEDRO C. BRAUNER, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; VANESSA R. DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; GILMAR A. B. MARODIN, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; HENRIQUE PESSOA DOS SANTOS, CNPUV.
Date Issued: 2009
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 26., 2009, Belo Horizonte, MG. Anais[...] Belo horizonte: GranDarrell Minas Hotel, 22 a 25 set. 2009.
Pages: 5p.
Description: O objetivo deste trabalho foi verificar a influência da cobertura com tela antigranizo sobre a incidência de radiação solar fotossinteticamente ativa (RFA) e a qualidade e componentes do rendimento de frutos, em pomar comercial de macieira, em Vacaria, RS. O experimento foi conduzido durante o ciclo vegetativo de 2008/2009 com as cultivares ‘Royal Gala’ e ‘Fuji Suprema’ em ambiente coberto com tela antigranizo preta sobre as plantas e em céu aberto (sem cobertura). Foram feitas medições contínuas de radiação fotossinteticamente ativa (RFA) através de células fotovoltaicas nos dois ambientes. Análises de frutos foram realizadas em laboratório. As variáveis analisadas foram firmeza de polpa, sólidos solúveis totais, acidez total titulável e coloração dos frutos, além de número, massa, diâmetro, comprimento e rendimento de frutos, número de sementes e incidência de russeting. A redução média de RFA causada pela tela antigranizo foi aproximadamente 20%. Não houve efeito significativo sobre as características físico-químicas dos frutos e a incidência de russeting em ambas cultivares. Porém, o pomar coberto por tela antigranizo teve maior rendimento e número de frutos por planta e menor massa média de frutos que em céu aberto.
Thesagro: Malus Domestica
Microclima
Keywords: Cor do fruto
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPUV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bosco-26CBA-2009.pdf41.29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace