Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1174469
Título: Uso do Dris na avaliação do estado nutricional da macieira em resposta à adubação potássica.
Autor: NACHTIGALL, G. R.
DECHEN, A. R.
Afiliación: GILMAR RIBEIRO NACHTIGALL, CNPUV; ANTONIO ROQUE DECHEN, CNPUV.
Año: 2004
Referencia: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 18., 2004, Florianópolis. Tecnologia, competitividade, sustentabilidade: anais. Florianópolis: SBF, 2004. T0647.
Descripción: Dentre os macronutrientes, o potássio provavelmente seja o segundo nutriente em termos de importância para a cultura da macieira, sendo superado em algumas situações pelo nitrogênio e em outras pelo cálcio. Sua função dentro da planta é regular a turgidez da célula (abertura e fechamento dos estômatos), transporte de carboidratos, atuar na transpiração e na qualidade dos frutos, entre outras (Marschner, 1995). Para as plantas frutíferas em geral, a análise de tecidos da parte aérea tem se mostrado muito útil na avaliação do estado nutricional das culturas e nas recomendações de adubação (Marschner, 1995), uma vez que as concentrações dos nutrientes nas plantas são resultantes da ação e interação dos fatores envolvidos na sua disponibilidade no solo e na absorção pela planta (Mengel & Kirkby, 2001). Diversos métodos para diagnose nutricional utilizando-se da análise foliar têm sido propostos e utilizados, incluindo o método do valor crítico, o método de faixas de suficiência e o sistema integrado de diagnose e recomendação (DRIS).
Thesagro: Potássio
Maçã
Palabras clave: Macronutriente
Macieira
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPUV)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
T0647-457.pdf111.97 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace