Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1174481
Título: Uso de lâmina geradora de so2 no controle de podridões pós-colheita de Morangos.
Autor: CALEGARIO, F. F.
FIALHO, F. B.
SGANZERLA, D.
Afiliación: FAGONI FAYER CALEGARIO, CNPUV; FLAVIO BELLO FIALHO, CNPUV; DAIANE SGANZERLA, CNPUV.
Año: 2004
Referencia: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 18., 2004, Florianópolis. Tecnologia, competitividade, sustentabilidade: anais. Florianópolis: SBF, 2004. T0766.
Descripción: O morango é um produto altamente perecível, sendo o mofo cinzento (Botrytis cinerea) e a podridão mole (Rhizopus stolonifer) as doenças pós-colheita mais comuns (FLORES-CANTILLANO et al., 2003). O dióxido de enxofre (SO2) tem sido empregado comercialmente para proteger uvas de mesa contra podridões por Botrytis cinerea, porque além de controlar fungos, possui ação antioxidante, influenciando em processos fisiológicos das frutas. Pode ser aplicado como fumigante ou na forma de cartelas, sachês ou lâminas contendo metabissulfito de sódio (Na2S2O5), que reage com a umidade, produzindo SO2. Quando usado como fumigante para uvas de mesa, o SO2 é oficialmente definido como pesticida, sendo obrigatório, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), que esteja presente em níveis abaixo de 10 ppm (WARNER et al., 2000). O efeito de SO2 no controle de podridões está amplamente descrito na literatura para uvas de mesa (CRISOSTO, 2001; PALOU et al., 2002; ARTES-HERNANDES et al., 2004), havendo também relatos para figos (PLAZA et al., 2003), kiwi (CHEAH et al., 1993) e morango (FENG et al., 1993 e SMITH, 1986). O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência de lâminas geradoras de SO2 no controle de podridões em morangos refrigerados.
Thesagro: Morango
Mofo Cinzento
Doença de Planta
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPUV)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
T0766-916.pdf22.92 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace