Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1174888
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRIBAS, M. N.
dc.contributor.authorMACHADO, F. S.
dc.contributor.authorGONÇALVES, L. C.
dc.contributor.authorRODRIGUES, J. A. S.
dc.contributor.authorFERREIRA, P. D. S.
dc.contributor.authorVELASCO, F. O.
dc.contributor.authorRODRÍGUEZ, N. M.
dc.contributor.authorBORGES, A. L. da C. C.
dc.contributor.authorRAMIREZ, M. A.
dc.contributor.authorTEIXEIRA, A. de M.
dc.contributor.authorFARIA JÚNIOR, W. G. de
dc.contributor.authorRIBEIRO, M. Y. H.
dc.date.accessioned2025-04-15T14:47:52Z-
dc.date.available2025-04-15T14:47:52Z-
dc.date.created2025-04-15
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 19.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE ZOOTECNIA, 11.; FÓRUM DE COORDENADORES DE CURSOS DE ZOOTECNIA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, 5.; FÓRUM DE ESTUDANTES DE CURSOS DE ZOOTECNIA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, 5.; REUNIÃO NACIONAL DE ENSINO DE ZOOTECNIA, 15.; FÓRUM DE ENTIDADES DE ZOOTECNISTAS, 22., 2009, Águas de Lindóia. Visão estratégica de cadeias do agronegócio: anais. Pirassununga: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos: Associação Brasileira de Zootecnistas, 2009.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1174888-
dc.descriptionAvaliou-se o “stand”, a altura e as produções de matéria verde (PMV) e de matéria seca (PMS), em toneladas por hectare, de três híbridos de sorgo (BRS-610, BR-700 e BRS-655) colhidos em três estádios de maturação dos grãos (leitoso, pastoso e farináceo). O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado, em arranjo fatorial 3 x 3 (híbridos x estádios de maturação), sendo as médias comparadas pelo teste SNK (p<0,05). O “stand” e a altura não variaram com o avanço da maturidade das plantas. Entre híbridos, o BRS-655 apresentou menor “stand” que os demais no primeiro e no terceiro cortes. O BR-700 apresentou o menor porte em todos os estádios de maturação. As produções de matéria verde (PMV) foram influenciadas pelos estádios de maturação, com variação de 31,10 a 68,71 t MV/ha. A PMS não variou com a maturidade da planta para os híbridos BR-700 e BRS-655. O BRS-610 apresentou maior PMV e PMS que os demais no estádio leitoso, entretanto nos cortes posteriores todos os híbridos apresentaram PMS semelhantes. Todos os híbridos apresentaram produtividades satisfatórias.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleCaracterísticas agronômicas de três híbridos de sorgo colhidos em três estádio de maturação.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSorgo
dc.subject.thesagroAltura
dc.subject.thesagroColheita
dc.subject.thesagroProdução
riaa.ainfo.id1174888
riaa.ainfo.lastupdate2025-04-15
dc.contributor.institutionMARCELO NEVES RIBAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; FERNANDA SAMARINI MACHADO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; LÚCIO CARLOS GONÇALVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; JOSE AVELINO SANTOS RODRIGUES, CNPMS; PEDRO DIAS SALES FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; FREDERICO OSÓRIO VELASCO, UNIVERESIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; NORBERTO MARIO RODRÍGUEZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; ANA LUIZA DA COSTA CRUZ BORGES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; MATHEUS ANCHIETA RAMIREZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; ALEX DE MATOS TEIXEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; WILSON GONÇALVES DE FARIA JÚNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; MÉRITH YVES HIGASHI RIBEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caracteristicas-agronomicas-de-tres-hibridos-de-sorgo.pdf144.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace