Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1174888
Título: Características agronômicas de três híbridos de sorgo colhidos em três estádio de maturação.
Autoria: RIBAS, M. N.
MACHADO, F. S.
GONÇALVES, L. C.
RODRIGUES, J. A. S.
FERREIRA, P. D. S.
VELASCO, F. O.
RODRÍGUEZ, N. M.
BORGES, A. L. da C. C.
RAMIREZ, M. A.
TEIXEIRA, A. de M.
FARIA JÚNIOR, W. G. de
RIBEIRO, M. Y. H.
Afiliação: MARCELO NEVES RIBAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; FERNANDA SAMARINI MACHADO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; LÚCIO CARLOS GONÇALVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; JOSE AVELINO SANTOS RODRIGUES, CNPMS; PEDRO DIAS SALES FERREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; FREDERICO OSÓRIO VELASCO, UNIVERESIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; NORBERTO MARIO RODRÍGUEZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; ANA LUIZA DA COSTA CRUZ BORGES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; MATHEUS ANCHIETA RAMIREZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; ALEX DE MATOS TEIXEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; WILSON GONÇALVES DE FARIA JÚNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; MÉRITH YVES HIGASHI RIBEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 19.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE ZOOTECNIA, 11.; FÓRUM DE COORDENADORES DE CURSOS DE ZOOTECNIA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, 5.; FÓRUM DE ESTUDANTES DE CURSOS DE ZOOTECNIA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, 5.; REUNIÃO NACIONAL DE ENSINO DE ZOOTECNIA, 15.; FÓRUM DE ENTIDADES DE ZOOTECNISTAS, 22., 2009, Águas de Lindóia. Visão estratégica de cadeias do agronegócio: anais. Pirassununga: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos: Associação Brasileira de Zootecnistas, 2009.
Conteúdo: Avaliou-se o “stand”, a altura e as produções de matéria verde (PMV) e de matéria seca (PMS), em toneladas por hectare, de três híbridos de sorgo (BRS-610, BR-700 e BRS-655) colhidos em três estádios de maturação dos grãos (leitoso, pastoso e farináceo). O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado, em arranjo fatorial 3 x 3 (híbridos x estádios de maturação), sendo as médias comparadas pelo teste SNK (p<0,05). O “stand” e a altura não variaram com o avanço da maturidade das plantas. Entre híbridos, o BRS-655 apresentou menor “stand” que os demais no primeiro e no terceiro cortes. O BR-700 apresentou o menor porte em todos os estádios de maturação. As produções de matéria verde (PMV) foram influenciadas pelos estádios de maturação, com variação de 31,10 a 68,71 t MV/ha. A PMS não variou com a maturidade da planta para os híbridos BR-700 e BRS-655. O BRS-610 apresentou maior PMV e PMS que os demais no estádio leitoso, entretanto nos cortes posteriores todos os híbridos apresentaram PMS semelhantes. Todos os híbridos apresentaram produtividades satisfatórias.
Thesagro: Sorgo
Altura
Colheita
Produção
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caracteristicas-agronomicas-de-tres-hibridos-de-sorgo.pdf144.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace