Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175057
Título: Matéria orgânica particulada e agregação de um latossolo vermelho sob sistemas de manejo e vegetação natural de Cerrado.
Autor: FIGUEIREDO, C. C. de
RESCK, D. V. S.
CARNEIRO, M. A. C.
Afiliación: CICERO CÉLIO DE FIGUEIREDO, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; DIMAS VITAL SIQUEIRA RESCK, CPAC; MARCO AURÉLIO CARBONE CARNEIRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS.
Año: 2009
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009, Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios: anais. [Viçosa]: SBCS; Fortaleza: UFC, 2009.
Páginas: 5 p.
Descripción: RESUMO – Os sistemas de manejo alteram o tamanho dos agregados e a sua associação com matéria orgânica particulada de forma diferenciada. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos de sistemas de manejo e de uma área sob vegetação natural de Cerrado na matéria orgânica particulada associada a classes de agregados do solo. Foram selecionados oito tratamentos de um experimento constituído por dezesseis tratamentos mais um com parcelas de cerrado sob vegetação natural. O experimento foi projetado para estudar a dinâmica de sistemas de preparo do solo e rotação de culturas, com alternância no tempo e no espaço. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso com três repetições. As amostras de solo foram coletadas em cinco profundidades: 0-5, 5-10, 10-20, 20-30 e 30-40 cm. Quanto mais intenso o revolvimento do solo menor foi o tamanho dos agregados. O uso de pastagens bem manejadas promoveu aumento dos teores de matéria orgânica particulada e a associação com agregados maiores (2-8 mm).
Thesagro: Matéria Orgânica
Latossolo Vermelho
Manejo do Solo
Plantio Direto
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Materia-organica-particulada-e-agregacao.pdf121 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace