Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175126
Título: Resposta do capim setária a doses crescentes de níquel.
Autoria: MAZZOCO, L. P.
MOREIRA, Y. B.
CASTOR, J. de J. da S.
PEREIRA, A. V.
MACHADO, J. C.
PASSOS, L. P.
Afiliação: LAURA PENIDO MAZZOCO; YARA BEATRIZ MOREIRA; JULIETA DE JESUS DA SILVEIRA CASTOR, CNPGL; ANTONIO VANDER PEREIRA, CNPGL; JUAREZ CAMPOLINA MACHADO, CNPGL; LEONIDAS PAIXAO PASSOS, CNPGL.
Ano de publicação: 2025
Referência: In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE - PIBIC/FAPEMIG, 30., 2024, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2025.
Páginas: p. 12-16.
Conteúdo: O níquel é um micronutriente essencial para as plantas superiores, favorecendo o crescimento e processos fisiológicos, tais como a assimilação de nitrogênio, atividades enzimáticas e relações hídricas, além de agir no controle de doenças limitantes à produção. Visto que a maioria dos estudos tem abordado sua toxicidade, existem poucos relatos referentes à sua essencialidade, e, nesse contexto, seus efeitos sobre gramíneas forrageiras tropicais ainda não foram investigados. Assim, o objetivo do presente estudo foi verificar a resposta do capim setária a doses crescentes de níquel adicionado à solução nutritiva (respectivamente, 0, 5, 10 e 15 mg NiSO4/L). Após quatro meses de cultivo em ambiente controlado, não foram detectados efeitos sobre os pesos fresco e seco da parte aérea, teor foliar de clorofila e número de plantas. Considerando que a espécie é perene, novas abordagens são necessárias para a obtenção de resultados mais conclusivos, tais como retardamento da aplicação de níquel após a germinação, redução do número de plantas por parcela experimental, aumento da duração do experimento, possibilitando mais de uma colheita, e avaliação da composição mineralógica dos tecidos vegetais e do substrato de crescimento. As recomendações deste trabalho contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de números 2 e 8 (Fome Zero e Agricultura Sustentável; e Trabalho Decente e Crescimento Econômico), contidos na Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas, com foco nas metas 2.3 (Produtividade de pequenos produtores) e 8.2 (Produtividade – Diversificação, modernização tecnológica e inovação), visto que a melhoria do balanço nutricional do capim setária permitirá ganhos em produtividade na produção forrageira, portanto com a perspectiva de contribuir para a sustentabilidade agrícola e para o crescimento econômico.
Thesagro: Setaria Sphacelata
Essencialidade
Palavras-chave: Indicadores fisiológicos
Nutricao mineral
Série: (Embrapa Gado de Leite. Eventos Técnicos & Científicos, 4).
Notas: ODS2, ODS 8.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resposta-do-capim-setaria-a-doses-crescentes-de-niquel.pdf1.29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace