Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175143
Título: Potencial de produção de biogás e biometano a partir da biomassa energética de genótipos de capim-elefante.
Autoria: COELHO, F. F.
SILVA, G. H. da
DIAS, E. H. O.
OTENIO, M. H.
CARNEIRO, J. da C.
MACHADO, J. C.
Afiliação: FELIPE FERREIRA COELHO; GUILHERME HENRIQUE DA SILVA; EDGARD HENRIQUE OLIVEIRA DIAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; MARCELO HENRIQUE OTENIO, CNPGL; JAILTON DA COSTA CARNEIRO, CNPGL; JUAREZ CAMPOLINA MACHADO, CNPGL.
Ano de publicação: 2025
Referência: In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE - PIBIC/FAPEMIG, 30., 2024, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2025.
Páginas: p. 21-26.
Conteúdo: Os impactos ambientais severos decorrentes do uso de combustíveis fósseis evidenciam a urgência na busca por fontes de energia mais sustentáveis. Nesse cenário, a utilização de biomassa vegetal para geração de energia surge como alternativa promissora. O presente estudo tem por objetivo avaliar o potencial de produção de biogás e biometano de genótipos elite do programa de melhoramento de capim-elefante (Cenchrus purpureus), uma gramínea perene conhecida por sua alta produtividade. O experimento foi conduzido em laboratório, avaliando dez genótipos de capim-elefante em um ensaio de potencial bioquímico de biogás (PBB) por meio da digestão anaeróbia. Há variabilidade genética entre os genótipos de capim-elefante, evidenciando a importância da escolha do substrato adequado para maximizar a produção de biogás e biometano. Os resultados indicaram que o genótipo T 23.1 se destacou com a maior produção de biogás, atingindo 496,9 L.kgSV-1, com valores de concentração de metano de 65%, além de apresentar a maior produtividade de matéria seca em campo. Conclui-se que o capim-elefante, especialmente o genótipo T 23.1, possui um elevado potencial como biomassa para geração de energia renovável, com destaque para a codigestão anaeróbia com resíduos orgânicos. Os resultados desse trabalho vão ao encontro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) contidos na Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas, da qual o Brasil é signatário, sobretudo nos seguintes objetivos específicos: ODS 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável e ODS 7: Energia Acessível e Limpa.
Thesagro: Bioenergia
Fermentação
Metanol
Palavras-chave: Biodigestão
Lignocelulose
Série: (Embrapa Gado de Leite. Eventos Técnicos & Científicos, 4).
Notas: ODS 2, ODS 7.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Potencial-de-producao-de-biogas-e-biometano.pdf993.5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace