Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175301
Título: Seleção de leveduras com potencial para biocontrole.
Autoria: MARCILIO, L. H.
PAGANO, M. B.
CORREA, O. L. dos S.
AGUSTINI, B. C.
Afiliação: LUIZA HIROOKA MARCILIO, EMBRAPA UVA E VINHO; MILENA BARBOZA PAGANO, EMBRAPA UVA E VINHO; ODINELI LOUZADA DOS SANTOS CORREA, CNPUV; BRUNA CARLA AGUSTINI, CNPUV.
Ano de publicação: 2025
Referência: In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 21., ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 17., 2024, Bento Gonçalves. Anais... Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, abril 2025. p. 29.
Páginas: 1 p.
Conteúdo: Fungos fitopatogênicos causam perdas significativas na agricultura, gerando prejuízos econômicos consideráveis. Apesar de os fungicidas químicos representarem o principal meio de controle, a redução do seu uso vem em resposta a uma crescente preocupação quanto à segurança alimentar e ambiental. Dessa forma, o controle biológico utilizando leveduras tem sido pesquisado como uma alternativa promissora. A triagem de leveduras com potencial para o biocontrole é fundamentada em sua capacidade de competir por espaço e nutrientes, produzir substâncias tóxicas e degradar componentes estruturais dos fungos patogênicos por meio da produção de enzimas extracelulares. Nesse âmbito, o presente estudo visa avaliar o potencial para o biocontrole de 79 linhagens de leveduras por meio da caracterização enzimática (lipase, quitinase) e da capacidade de produção de sideróforos destes isolados.
Thesagro: Controle Biológico
Lípase
Palavras-chave: Enzimas hidrolíticas
Sideróforos
Quitinase
Série: (Embrapa Uva e Vinho. Eventos Técnicos & Científicos, 3)
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Marcilio-p29-EVTecCi-03-2024.pdf156.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace