Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175445
Título: Potencial benéfico da inoculação micorrízica em maracujazeiro do mato (Passiflora cincinnata Mast.) em consorcio com feijão-caupi [Vigna unguiculata (L.) Walp.] em campo.
Autor: PASSOS, A. M.
Afiliación: ALINE MAGALHÃES PASSOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FANCISCO.
Año: 2016
Referencia: 2016.
Páginas: 92 f.
Descripción: Ó maracujazeiro do mato, (Passiflora cincinnata), pode ter sua produção potencializada com o uso de bioinsumos, tais como os formulados com os fungos micorrízicos arbusculares (FMA) e as bactérias fixadoras de nitrogênio (BFN), que trazem benefícios tanto para a planta associada quanto ao solo. O objetivo desse trabalho foi verificar o potencial benefício do uso de bioinsumos em plantas de Passiflora cincinnata e Vigna unguiculata cv. BRS Guariba, cultivadas em consórcio, em condições de campo. O experimento foi realizado no Campo Experimental da Caatinga, da Embrapa Semiárido, Petrolina-PE, constituído dos tratamentos: não micorrizado (NI); micorrizado (FMA); NI + feijão-caupi; NI + feijão-caupi + BFN; FMA + feijão-caupi; FMA + feijão-caupi + BFN, conduzidos em blocos ao acaso, com quatro repetições por dois ciclos. Plantas de maracujazeiro foram inoculadas ou não com Claroideoglomus etunicatum (Univasf 06) e as de feijão-caupi foram inoculadas ou não com a estirpe de rizóbio BR 3267. As variáveis analisadas foram massa fresca do fruto, da casca e polpa, espessura de casca, diâmetro e comprimento do fruto, índice de formato, resistência à compressão, cor da casca, rendimento de suco, teor de sólidos solúveis, acidez titulável e vitamina C. No segundo ciclo, foram realizadas quatro coletas de amostras de solo, a partir das quais avaliou- se número de glomerosporos, número de propágulos infectivos de FMA, carbono da biomassa microbiana, carbono total do solo e quociente microbiano. Foram identificadas as espécies de FMA e aplicados os índices ecológicos para verificarmos se o uso bioinsumos afetava a estrutura da comunidade micorrízica. Não houve efeito dos tratamentos para as variáveis de produção, tanto para feijão-caupi, como também para maracujazeiro, no entanto, o quociente de produção mostra que planta associadas a FMA e em consócio com leguminosa podem produzir até 3,6 vezes mais do que as plantas não inoculadas. Quantos aos parâmetros do solo, tem-se que o teor de carbono da biomassa microbiana do solo foi maior no tratamento micorrizado ou quando foi realizado o consorcio com feijão-caupi. O número de glomerosporos e de propágulos infectivos de FMA foram afetados positivamente pelo uso de bioinsumos. Foram encontrados 26 táxons e a espécie Sclerocystis sinuosum foi detectada apenas após a introdução do consórcio com leguminosa, sendo considerada espécie indicadora. O uso de bioinsumos e o consórcio maracujazeiro do mato com feijão-caupi não afetou a produção dessas culturas, podendo ser utilizados de forma a otimizar o uso da terra e de insumos, bem como para o beneficiar o tamanho dos frutos de maracujazeiro, a atividade microbiana e a propagação de FMA no solo.
Thesagro: Maracujá
Sistema de Produção
Solo
NAL Thesaurus: Mycorrhizal fungi
Passion fruits
Fruit quality
Palabras clave: Micorriza arbuscular
Rizóbio
Maracuja do mato
Qualidade de frutos
Indicadores do solo
FMA
Passiflora cincinnata
Fixação do nitrogênio
Notas: Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina. Orientada por Adriana Mayumi Yano-Melo; co-orientada por Maria Auxiliadora Coelho de Lima, Embrapa Semiárido.
Tipo de Material: Teses
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
Potencial-benefico-da-inoculacao-micorrizica-em-maracujazeiro-do-mato.pdf1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace