Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175482
Título: Análise da mudança temporal na fragilidade ambiental da bacia hidrográfica Represa de Graminha, Caconde-SP.
Autor: SILVA, F. C. da
KIMPARA, J. M.
CONEGLIAN, C. M. R.
SILVA, T. L. da
ROMANI, L. A. S.
LUCHIARI JUNIOR, A.
Afiliación: FERNANDO CORTIZO DA SILVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; JANAINA MITSUE KIMPARA, CNPTIA; CASSIANA MARIA REGANHAN CONEGLIAN; TAMIRES LIMA DA SILVA; LUCIANA ALVIM SANTOS ROMANI, CNPTIA; ARIOVALDO LUCHIARI JUNIOR, CNPTIA.
Año: 2025
Referencia: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 21., 2025, Salvador. Anais [...]. Campinas: Galoá, 2025. 4 p.
Descripción: Este estudo analisa a fragilidade ambiental da bacia hidrográfica da Represa Graminha, avaliando os impactos de fatores naturais e antropogênicos entre 1985 e 2023. A metodologia baseia-se na sobreposição de mapas temáticos de declividade, tipo de solo, clima e uso e ocupação do solo, permitindo a classificação da fragilidade ambiental. Os resultados mostram que grande parte do território apresenta fragilidade média, sobretudo devido a características naturais, enquanto áreas específicas evidenciam alta fragilidade, especialmente em regiões de solo raso e elevada ocupação urbana. A análise temporal revela um aumento de 5% na área com fragilidade elevada, apontando a necessidade de uma gestão integrada do uso do solo. Recomenda-se a implementação de planos diretores municipais e um plano de bacia hidrográfica para promover práticas de ocupação sustentável, garantindo a preservação ambiental e minimizando impactos nas atividades econômicas.
Thesagro: Bacia Hidrográfica
Sensoriamento Remoto
Uso da Terra
NAL Thesaurus: Remote sensing
Watersheds
Land use
Land cover
Palabras clave: Fragilidade ambiental
Cobertura da terra
Uso e cobertura da terra
Environmental fragility
ISBN: 978-65-80968-29-9
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
AP-Analise-mudanca-SBSR2025.pdf298.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace