Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175667
Título: Seleção de híbridos interespecíficos de brachiaria para diversificação de pastagens do cerrado.
Autor: SIMEÃO, R. M.
VALLE, C. B. do
JANK, L.
BONATO, A. L. V.
Afiliación: ROSANGELA MARIA SIMEAO, CNPGC; CACILDA BORGES DO VALLE, CNPGC; LIANA JANK, CNPGC; ANA LIDIA VARIANI BONATO, CNPGC.
Año: 2003
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 2., 2003, Porto Seguro. Melhoramento e qualidade de vida: anais. Porto Seguro: SBMP, 2003.
Páginas: 6 p.
Descripción: O principal método de melhoramento genético utilizado para gramíneas forrageiras no Brasil é a seleção a partir da variabilidade natural em coleções de germoplasma, introduzidas de seu ambiente de origem, principalmente as savanas da África. Tal procedimento vem sendo realizado com sucesso em várias espécies de Brachiaria, para as quais a seleção de ecotipos naturais e sua utilização como cultivares é facilitada pela ocorrência de apomixia, ou seja, reprodução assexual por sementes, sem a fecundação do embrião. A apomixia apresenta grandes vantagens, em termos de fixação de genótipos superiores, simplificação e redução de custos de obtenção de sementes.
Thesagro: Brachiaria Brizantha
Brachiaria Decumbens
Brachiaria Ruziziensis
Cerrado
Gramínea Forrageira
Melhoramento Vegetal
Pastagem
Notas: T257. Na publicação: Rosângela Maria Simeão Resende.
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Selecao-hibridos-interespecificos-2003.pdf43.22 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace