Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1175676
Title: Compósito de vidro fertilizante e ureia encapsulados em matriz de hidrogel para liberação sustentada de nutrientes.
Authors: SOARES, J. H. da S.
NHAMUE, P. F.
GARCIA FILHO, A.
ORIDES, A. M. da S.
FERREIRA, E. B.
NOGUEIRA, A. R. de A.
BERNARDI, A. C. de C.
MANZANI, D.
Affiliation: JOSÉ HERMESON DA SILVA SOARES, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; PASCOAL FRANCISCO NHAMUE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; AMAURI GARCIA FILHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; ALESSANDRA MARIA DA SILVA ORIDES, CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA; EDUARDO BELLINI FERREIRA, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; ANA RITA DE ARAUJO NOGUEIRA, CPPSE; ALBERTO CARLOS DE CAMPOS BERNARDI, CPPSE; DANILO MANZANI, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.
Date Issued: 2024
Citation: In: CONGRESSO FERTBRASIL, 1., 2024, Campinas. Inovação em fertilizantes e nutrientes para a agricultura tropical: anais [...]. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2024. p. 120.
Pages: p. 120
Description: Resumo: Este trabalho aborda um avanço na busca de materiais inteligentes na agricultura de precisão ao propor um compósito multielementar de liberação sustentada de nutrientes a partir de vidro fertilizante (VF) e ureia encapsulados em hidrogel (HG), denominado HGuFV, cujo objetivo é suprir as necessidades nutricionais das culturas. O vidro, composto por nutrientes adequados aos cultivos, foi obtido por fusão de óxidos e carbonatos em forno a 1200 °C por 2h, seguido do rápido vertimento em chapa inox a ~ 25 °C. Posteriormente, junto a ureia, foi encapsulado com granulometria < 800 μm em HG por meio da polimerização radicalar em solução a 60°C e 1400 rpm. O material foi caracterizado por técnicas de MEV e IR e avaliado quanto ao grau de intumescimento por imersão em solução, variando o pH do meio. Os teores elementares e análise cinética de liberação foram determinados por ICP-OES e UV-Vis. A elevação do pH de 4 para 9 refletiu em maior intumescimento. Em adição, a liberação foi sustentada e indicou mudanças químicas, de corrosão vítrea, formação de precipitados e perdas de massa. Por fim, a cinética de liberação da ureia foi do tipo Fickana, em que a difusão predominou. As avaliações iniciais indicaram tratar-se de um material responsivo, com potencial para atuar como fertilizante de eficiência aumentada.
Thesagro: Agricultura de Precisão
Fertilizante
Keywords: Grau de intumescimento
Composto de vidro
Series/Report no.: (Embrapa Solos. Eventos técnicos & científicos, 1).
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPPSE)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace