Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1176335
Title: Respostas da cana-de-açúcar a diferentes métodos de cultivo In vitro.
Authors: LANDUYT, R.
NOGUEIRA, G. F.
PEREIRA, J. E. S.
Affiliation: RENATA LANDUYT; GABRIELA FERREIRA NOGUEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; JONNY EVERSON SCHERWINSKI PEREIRA, CENARGEN.
Date Issued: 2011
Citation: In: CCONGRESSO BRASILEIRO DE FLORICULTURA E PLANTAS ORNAMENTAIS, 18.; CONGRESSO BRASILEIRO DE CULTURA DE TECIDOS DE PLANTAS, 5., 2011, Joinville, SC. Inovar com sustentabilidade: anais. Itajaí, SC: ABCTP: SBFP, 2011.
Description: Em decorrência da crescente demanda no mercado mundial, o cultivo in vitro da cana-de-açúcar vem se destacando e, atualmente, tem conseguido bastante aplicabilidade na produção de mudas sadias e em grande escala. Entretanto, são poucos os estudos que relacionam as respostas dos genótipos em relação aos sistemas de cultivo aplicados. Objetivou-se neste trabalho verificar a influência de diferentes métodos de cultivo na multiplicação in vitro de duas variedades de cana-de-açúcar. As variedades IAC 862210 e IAC 873396 de cana-de-açúcar foram cultivadas em meios de cultura de MS de consistência líquida, semi-sólida, dupla fase, além de biorreator de imersão temporária. Adicionou-se ao meio de cultivo 20 mg L-1 de sacarose, 0,10 mg L-1 de cinetina e 0,20 mg L-1 de BAP. Para o meio semi-sólido acrescentou-se 6 g L-1 de ágar. Cada tratamento foi constituído de 4 repetições contendo 5 perfilhos por frasco, exceto o sistema de biorreator, na qual utilizou-se 2 repetições com 20 perfilhos por frasco. Com relação ao número de brotos por explante observou-se diferenças significativas entre as variedades e os métodos de cultivo. A variedade IAC 873396 apresentou maior taxa de multiplicação em relação a variedade IAC 862210, quando cultivada em meio semi-sólido (29,1 brotos por explante) e em biorreator de imersão temporária (32,6 brotos por explante). O biorreator de imersão temporária foi o mais responsivo na multiplicação in vitro da cana-de-açúcar, atingindo média de 712 brotos por frasco. Estes resultados sugerem que a elevada taxa de multiplicação da cana-de-açúcar in vitro pode auxiliar os programas de melhoramento genético, assim como acelerar os processos de distribuição de novas variedades.
Thesagro: Cana de Açúcar
Notes: Na publicação: Jonny Everson Scherwinski-Pereira.
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CENARGEN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
488.pdf127.23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace