Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1176391
Title: Desempenho de famílias de algodoeiro obtidas de populações segregantes selecionadas pelo metodo de Jinks e Pooni.
Authors: MACHADO, J. R. de A.
PENNA, J. C. V.
MELO, P. G. S.
RESENDE, P. A.
Affiliation: JANE RODRIGUES DE ASSIS MACHADO, CNPMS; JULIO CESAR VIGLIONI PENNA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; PATRÍCIA GUIMARÃES SANTOS MELO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; PAULO ALVES RESENDE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA.
Date Issued: 2009
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 5., 2009, Vitória. O melhoramento e os novos cenários da agricultura: anais. Vitória: Incaper, 2009.
Description: Para manter a variabilidade genética das espécies é necessário usar varias estratégias de obtenção e seleção de populações segregantes. Os objetivos deste trabalho foram: avaliar o desempenho de famílias oriundas de populações que apresentaram desempenhos diferenciados pela metodologia de Jinks; Pooni (1976), testar a eficiência desta metodologia na seleção precoce em algodoeiro e verificar qual sistema de hibridação é mais eficiente na obtenção de populações com maior variabilidade genética. No ano agrícola 2004/05 selecionou-se as duas populações com os melhores desempenhos e em contraste, a duas populações que com piores desempenhos, juntamente com a população formada por cruzamentos convergentes. De cada uma foram retiradas aleatoriamente cerca de 20 plantas que deram origem a 98 famílias na geração F3:4. No ano agrícola 2005/06 as populações, juntamente com as cultivares IAC 23 e Delta Opal, foram avaliadas na fazenda Capim Branco, Uberlândia, MG em látice 10x10 com três repetições. Os caracteres avaliados foram produtividade de algodão em caroço (Kg ha-1) e porcentagem de fibra (%). Foram estimados os componentes da variância e as herdabilidades para tais caracteres. Os resultados não possibilitaram concluir a eficiência da metodologia de Jinks; Pooni (1976) para algodoeiro. Observou-se ainda que a população originada de cruzamentos convergentes produziu famílias com potencial maior que as demais.
Thesagro: Algodão
Produtividade
Series/Report no.: (Incaper. Documentos, 11).
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Desempenho-de-familias-de-algodoeiro.pdf230.82 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace