Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1176497
Título: Variação sazonal da concentração de macronutrientes em folhas de diferentes genótipos de aceroleira.
Autor: LIMA, R. de L. S.
SIQUEIRA, D. L. de
CAZETTA, J. O.
FERREIRA, G. B.
WEBER, O. B.
Afiliación: Rosiane de Lourdes Silva de Lima, Unesp; Dalmo Lopes de Siqueira, UFV; Jairo Osvaldo Cazetta, Unesp; Gilvan Barbosa Ferreira, Embrapa Roraima; Olmar Baller Weber, CNPAT.
Año: 2007
Referencia: Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 29, n.3, p. 652-656, dez. 2007.
Descripción: A aceroleira produz durante o ano inteiro, e seus frutos são ricos em vitaminas e sais minerais. Para a obtenção de produções elevadas e frutos de boa qualidade, é necessário conhecer as necessidades nutricionais e as épocas mais apropriadas para a adubação das plantas. Este trabalho, conduzido em área do Campo Experimental da Embrapa Agroindústria Tropical, em Pacajus, Ceará, de dezembro de 1999 a outubro de 2000, teve por objetivo estudar a variação sazonal dos teores de nutrientes (N, P, K, Ca, Mg e S) e determinar a época mais indicada para a análise foliar de seis genótipos (P 52, P 66, P 78, P 91, P 93 e P 97) de aceroleira (Malpighia emarginata D.C.). Adotou-se o delineamento de blocos ao acaso, em esquema de parcelas subdivididas no tempo, com 4 repetições e uma planta por unidade experimental. Existem poucas diferenças no teor de macronutrientes das folhas de distintos genótipos de aceroleiras. O mês de dezembro é a época mais apropriada para diagnosticar os teores de macronutrientes em genótipos de aceroleira no Estado do Ceará, pois é o período menos influenciado pela falta ou excesso de chuva ou pela demanda dos órgãos em formação na planta.
Palabras clave: Nutrição mineral
Época de amostragem
Citación: Malphigia ermaginata; Nutrição mineral; Época de plantio
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPAF-RR)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
VARIACAO-SAZONAL-DA-CONCENTRACAO.pdf108.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace