Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1176500
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorBRUNETTO, G.
dc.contributor.authorSETE, P. B.
dc.contributor.authorAMBROSINI, V. G.
dc.contributor.authorMELO, G. W. B. de
dc.contributor.authorCIOTTA, M. N.
dc.date.accessioned2025-06-09T14:47:57Z-
dc.date.available2025-06-09T14:47:57Z-
dc.date.created2025-06-09
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationCONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 23., 2014, Cuiabá. Fruticultura: oportunidades e desafios para o Brasil: anais. Cuiabá: SBF: UFMT: CREA-MT: MAPA, 2014.TRA3025.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1176500-
dc.descriptionEm pomares de pessegueiros (Prunuspersica, L. Batsch) jovens, as plantas espontâneas somente nas linhas de plantio e, em poucos casos, na linha e entrelinha, podem ser eliminadas com controle mecânico ou químico. Com isso, se espera menor quantidade de resíduos depositados sobre o solo, o que estimula a transferência de nutrientes pela solução escoada (RUIZ-COLMENERO et al., 2011)e o decréscimo do teor de matéria orgânica (MO) do solo ao longo dos anos. Alternativamente, pode-se usar a semeadura de plantas de cobertura hibernais consorciadas, como a aveia (Avena strigosa) e ervilhaca(Vicia villosa),ou manteras espécies de plantas espontâneasnas linhas e entrelinhas dos pomares. Com a deposição de resíduos senescentes sobre a superfície do solo a energia cinética da gota da chuva é dissipada, reduzindoa erosão hídrica (RAMOSet al., 2010). Além disso, o crescimento das plantas decobertura e a manutenção dos seus resíduos sobre a superfície do solo promove a ciclagem de nutrientes, manutenção ou até incremento dos teores de carbono orgânico no solo, o que se reflete no teor de MO (GUO et al., 2005; FRANCHINI et al., 2007), e pode manter ou até aumentar a disponibilidade de nutrientesàs plantas, como o P disponível e K trocável (RUIZ-COLMENERO et al., 2011).O trabalho objetivou avaliar a alteração de atributos químicos do solo em um pomar de pessegueiros com sistemas de manejo do solo.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPomar de pêssego
dc.subjectPlantas espontâneas
dc.titleModificações de atributos químicos do solo de um pomar de pessegueiro com manejos de plantas de cobertura.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroPêssego
dc.subject.thesagroAveia
dc.subject.thesagroErvilhaca
dc.format.extent24 p.
riaa.ainfo.id1176500
riaa.ainfo.lastupdate2025-06-09
dc.contributor.institutionGUSTAVO BRUNETTO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; PAULA BEATRIZ SETE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; VÍTOR GABRIEL AMBROSINI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; GEORGE WELLINGTON BASTOS DE MELO, CNPUV; MARLISE NARA CIOTTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPUV)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TRA3025-Marlise-Nara-Ciotta.pdf190.19 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace