Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1176529
Título: Dinâmica produtiva e sustentabilidade dos sistemas de produção da agricultura da cabeceira do lago do Janauacá - Amazonas, Brasil.
Autoria: MACHADO, J. T. M.
SILVA NETO, B.
TONIN, J.
NORONHA, A.
SILVA, L. de J. de S.
MENEGHETTI, G. A.
ALMEIDA, E. N. de
Afiliação: JOSÉ TOBIAS MARKS MACHADO, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; BENEDITO SILVA NETO, UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL; JEFERSON TONIN, UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA; ALBERI NORONHA, CPPSUL; LINDOMAR DE JESUS DE SOUSA SILVA, CPATU; GILMAR ANTONIO MENEGHETTI, CPAA; EVERALDO NASCIMENTO DE ALMEIDA, CPATU.
Ano de publicação: 2025
Referência: Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 21, n. 2, p. 1049-1077, Maio-Ago. 2025.
Conteúdo: O estudo tem como objetivo caracterizar e analisar a sustentabilidade ambiental e econômica dos sistemas de produção da comunidade Novo Horizonte, localizada na cabeceira do Lago do Janauacá, no estado do Amazonas. O referencial teórico-metodológico utilizado baseou-se nos princípios da Análise-Diagnóstico de Sistemas Agrários (ADSA). A pesquisa de campo foi realizada durante o mês de agosto de 2023, na qual foram entrevistados 10 produtores e coletadas informações a respeito da história da agricultura local, bem como sobre aspectos econômicos e agronômicos dos sistemas de produção desenvolvidos pelos agricultores. A história da agricultura local pode ser subdividida em três períodos distintos. De modo que atualmente, a agricultura passa por um momento de forte expansão, devido ao aumento dos preços da farinha de mandioca, o principal produto agrícola da região. Nesse contexto, destaca-se um tipo específico e principal de agricultor denominado "Agricultor Familiar - Casa de Farinha Ciclo Completo" (AF-CFCC), cuja reprodução social é assegurada pela produção e processamento da mandioca. Além deste, observa-se um intenso processo de experimentação em novos sistemas de produção pelos agricultores, seja por meio da diversificação da produção, seja pela busca do abandono do sistema de derrubada e queimada, em favor do plantio mecanizado e do uso de insumos químicos na produção de mandioca. Esses processos têm relação direta com as perspectivas de desenvolvimento sustentável da agricultura local.
Thesagro: Agricultura Familiar
Mandioca
NAL Thesaurus: Cassava
Cassava flour
Palavras-chave: Sistemas agrários
Farinha de mandioca
Agricultural Systems
Family farming
Digital Object Identifier: https://doi.org/10.54399/rbgdr.v21i2.7860
Notas: Título em Inglês: Productive dynamics and sustainability of production systems in the agriculture of the headwater of lake Janauacá - Amazonas, Brazil.
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo24RBGDR.pdf2.02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace