Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1176531
Título: Efeito da aplicação via solo de extrato da alga ascophyllum nodosum em videira cultivada em solo contaminado por cobre.
Autoria: ALBARELLO, J. B.
MELO, G. W. B. de
ZALAMENA, J.
IWAMOTO, H.
MORAIS NETO. J. A.
Afiliação: JEAN BRESSAN ALBARELLO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL; GEORGE WELLINGTON BASTOS DE MELO, CNPUV; JOVANI ZALAMENA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; HISSASHI IWAMOTO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL; JOSÉ ANTONIO MORAIS NETO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL.
Ano de publicação: 2014
Referência: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 23., 2014, Cuiabá. Fruticultura: oportunidades e desafios para o Brasil: anais. Cuiabá: SBF: UFMT: CREA-MT: MAPA, 2014.TRA3566.
Páginas: 3 p.
Conteúdo: Em função do clima de algumas regiões produtoras de videira ser favorável ao ataque de fungos, o uso de fungicidas cúpricos é comum, sendo requerido até 24 pulverizações por safra, levando os teores de cobre no solo a níveis tóxicos às plantas (Shafer et al., 2003). Quando o cobre encontra-se em excesso nas plantas, causa problemas no metabolismo de carboidratos, nas reações da fotossíntese e na síntese de algumas proteínas, podendo inibir o crescimento das plantas (Marschner, 1995). Extratos de algas marinhas são utilizados como bioestimulantes em algumas culturas, por serem ricos em hormônios e outras substâncias orgânicas que agem como estimulantes de crescimento das plantas, mesmo em condições adversas (Wu et al., 1997). Neste trabalho objetivou-se verificar o efeito da aplicação via solo de diferentes doses do extrato de Ascophyllum nodosum em mudas de videiras cultivadas em solo contaminado por cobre
Thesagro: Fungo
Fungicida
Cobre
Palavras-chave: Videira
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRA3566-Jean-Bressan-Albarello.pdf262.39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace