Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1176914
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSILVA, J. A. L. da
dc.contributor.authorSILVA, A. F.
dc.contributor.authorSILVA, P. T. de S. e
dc.date.accessioned2025-07-01T13:05:05Z-
dc.date.available2025-07-01T13:05:05Z-
dc.date.created2025-07-01
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationIn: JORNADA DE INTEGRAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 6., 2023, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2024.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1176914-
dc.descriptionOs produtos alimentícios provenientes da agricultura familiar, urbana ou periurbana fazem parte de uma cadeia produtiva que envolve diferentes formas de comercialização desde a sua origem até o consumidor final. Esses produtos promovem qualidade, sustentabilidade, viabilidade econômica e saúde, trazendo benefícios socioeconômicos para todos os participantes. No entanto, o processo de urbanização e industrialização favoreceu os circuitos longos de distribuição e consumo, nos quais esses produtos são comumente adquiridos em supermercados, feiras ou verdurões depois de passar por vários intermediários. As hortas comunitárias ou privadas geralmente podem representar uma alternativa de acesso local a alimentos agroecológicos ou orgânicos, que podem ter mais qualidade e preços mais justos, além de gerar renda para famílias ou comunidades. Porém, essas hortas enfrentam desafios para sua subsistência e os agricultores têm pouco acesso à informação e ao uso de ferramentas digitais que possam aumentar a visibilidade dos seus produtos ou facilitar a venda para a população em geral. Diante deste contexto, o objetivo deste estudo foi desenvolver um aplicativo para fortalecer e facilitar a comercialização dos produtos das hortas urbanas e periurbanas e facilitar o acesso do público interessado a produtos alimentícios agroecológicos, orgânicos, de origem artesanal ou medicinal, em Petrolina, PE e Juazeiro, BA. Para isso, foram realizadas as seguintes etapas: estudo de prospecção científica e tecnológica; levantamento de informações e mapeamento das hortas nas duas cidades; levantamento e definição de requisitos; e implementação e validação participativa do aplicativo com o público-alvo. A pesquisa teve caráter aplicado, abordagem qualitativa, fins exploratórios e uso da metodologia Design Science Research Methodology (DSRM). O resultado foi o desenvolvimento do software Hortas Online | Petrolina, PE e Juazeiro, BA, um recurso móvel, prático, acessível, interativo e simplificado, que atendeu às funcionalidades propostas, aumentando a visibilidade e a oferta dos produtos das hortas, bem como a conexão e a aproximação entre produtores e consumidores.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Semiárido. Eventos Técnicos & Científicos, 2).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectHorta comunitária
dc.subjectHortas urbanas
dc.subjectHortas periurbanas
dc.subjectAgroecologia
dc.titleAplicativo para ampliação da oferta dos produtos de hortas urbanas e periurbanas em Petrolina, PE e Juazeiro, BA.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroHorta
dc.subject.thesagroAgricultura Familiar
dc.subject.thesagroCadeia Produtiva
dc.subject.nalthesaurusFamily farms
dc.format.extent2p. 19.
riaa.ainfo.id1176914
riaa.ainfo.lastupdate2025-07-01
dc.contributor.institutionJAMILLE ANDERSON LUIZ DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA; PAULA TEREZA DE SOUZA E SILVA, CPATSA.
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPATSA)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace