Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1176974
Título: Estudo da correlação em rebanhos estratificados de búfalas.
Autor: MOITA, A. K. F.
LOPES, P. S.
TONHATI, H.
TORRES, R. de A.
EUCLYDES, R. F.
FREITAS, A. F. de
Afiliación: ANTONIA KÉCYA FRANÇA MOITA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; PAULO SÁVIO LOPES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; HUMBERTO TONHATI, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA; ROBLEDO DE ALMEIDA TORRES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; RICARDO FREDERICO EUCLYDES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; ARY FERREIRA DE FREITAS, CNPGL.
Año: 2010
Referencia: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 47., 2010, Salvador. Empreendedorismo e progresso científico na zootecnia brasileira: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2010.
Descripción: Objetivou-se estudar a correlação genética em búfalas da raça Murrah, em rebanhos com e sem estratificação. Foram estratificados em duas classes de desvio-padrão (DP), baixo desvio-padrão (≤ 600 kg), e alto desvio-padrão fenotípico (> 600 kg). Uma análise unicaracterística foi conduzida desconsiderando as classes de DP, incluindo o efeito da interação reprodutor x rebanho-ano. As análises foram conduzidas utilizando quatro modelos bi-característica 1– modelo aditivo; 2– modelo de repetibilidade; 3– modelo aditivo + interação reprodutor x rebanho-ano; 4– modelo de repetibilidade + interação reprodutor x rebanho-ano, nos quais, foram considerados como efeitos fixos estação de parto e rebanho-ano de parto e idade da vaca como covariável. Os valores genéticos aditivos preditos foram organizados em arquivos para verificar possíveis alterações no ordenamento por meio da correlação de Pearson. As correlações obtidas entre os rebanhos sem estratificação e os das classes de alto desviopadrão (ADP) foram maiores em todos os modelos quando comparados aos das classes de baixo desviopadrão (BDP). Isso indica que os animas selecionados nos arquivos sem estratificação, seriam na maioria, da classe ADP. Com base nos valores genéticos preditos, observou-se grande alteração no ordenamento dos animais, quando se utilizou as classes BDP nos quatro modelos estudados. A estratificação dos rebanhos em ADP e BDP é uma boa estratégia para análise do efeito da interação genótipo-ambiente.
Thesagro: Búfalo
Melhoramento Genético Animal
Palabras clave: Avaliação genética
Interação genótipo-ambiente
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Estudo-da-correlacao-em-rebanhos-estratificados-de-bufalas.pdf379.88 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace