Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177169
Título: Simplificação do método da corda na avaliação da taxa de cobertura do solo em pastagens com diferentes níveis de degradação na região de Cachoeiras de Macacu-RJ.
Autor: CERETO, A. N. V.
DONAGEMMA, G. K.
BALIEIRO, F. de C.
MACHADO, F. L.
PIMENTEL, R. M.
Afiliación: ARTUR NONATO VIEIRA CERETO, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS; FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS; FLAVIO LESSA MACHADO, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; ROBERSON MACHADO PIMENTEL, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE.
Año: 2025
Referencia: In: SEMINÁRIO PIBIC EMBRAPA SOLOS, 2021-2024, Rio de Janeiro. Seminários Pibic Embrapa Solos 2021-2024: resumos. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2025. p. 7-11. (Embrapa Solos. Eventos técnicos & científicos, 2).
Descripción: A degradação de pastagens é um problema grave no Brasil. Urge o estabelecimento de metodologias simplificadas que facilitem o diagnóstico deste problema, principalmente para possibilitar o desenvolvimento de políticas públicas eficazes e a pequenos e médios produtores a tomada correta de decisões para a remediação desta situação. Um dos métodos passíveis de simplificação é o método da corda, utilizado na avaliação da taxa de cobertura do solo. Este trabalho objetivou avaliar simplificações desta metodologia. Foram definidos visualmente 4 níveis de degradação de pastagens, com 4 repetições de campo, no município de Cachoeiras de Macacu-RJ, na época chuvosa. Foram comparados os resultados da avaliação da taxa de cobertura utilizando o método da corda usando espaçamento de 5 em 5 m (100 pontos) e 10 em 10m (50 pontos) com o espaçamento original de 1 em 1m (500 pontos). Ambos os métodos alternativos obtiveram resultados semelhantes aos do original (teste de Dunnet, p>0,05) e, portanto, podem ser utilizados sem perdas na qualidade dos resultados.
Thesagro: Pastagem
Palabras clave: Pastagens degradadas
Percentual de solo exposto
Percentual de Forrageira
Percentual de Planta daninha
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Simplificacao-do-metodo-da-corda-2025.pdf434.13 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace