Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177177
Título: Indicadores de fertilidade do solo na separação de níveis de degradação de pastagens em Valença-RJ.
Autoria: SANTOS, A. E. N. dos
DONAGEMMA, G. K.
BALIEIRO, F. de C.
FONTANA, A.
PIMENTEL, R. M.
Afiliação: ANA ELISA NUNES DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS; FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS; ADEMIR FONTANA, CNPS; ROBERSON MACHADO PIMENTEL, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE.
Ano de publicação: 2025
Referência: In: SEMINÁRIO PIBIC EMBRAPA SOLOS, 2021-2024, Rio de Janeiro. Seminários Pibic Embrapa Solos 2021-2024: resumos. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2025. p. 46-49. (Embrapa Solos. Eventos técnicos & científicos, 2).
Conteúdo: No Brasil há diversas áreas com pastagens degradadas, no entanto há necessidade de se saber qual o nível de degradação. Nesse sentido, deve ser estudado os indicadores de fertilidade do solo, que separam melhor os níveis de degradação de pastagens. Além disso, uma vez, tendo os limites dos níveis de degradação com os indicadores de qualidade solo pode se direcionar a tomada de decisão do produtor na recuperação da pastagem degradada. Foram separados visualmente 4 níveis de degradação de pastagens: N1: Leve, N2: Moderado, N3: Forte, N4: Muito forte, com cinco repetições, no terço médio da encosta, em um Cambissolo háplico, no município de Valença-RJ no médio vale do Paraíba do Sul. Foi coletada uma amostra composta de dez amostras simples, na profundidade de 0-10 cm. Nessa amostra em cada nível de degradação e repetição, foram determinados indicadores de fertilidade do solo: saturação por bases (V%), pH e carbono orgânico do solo. Foi avaliada a taxa de cobertura do solo, no período seco e chuvoso, medindo a cobertura com forrageira, a cobertura com planta daninha de folha e de folha estreita, e a presença de solo exposto, pelo método da corda (VALLE, 2018) Foi realizada análise de variância geral (ANOVA), e o teste Tukey a 5% para comparar os valores das medias dos indicadores de fertilidade do solo: Saturação por bases (V%), pH e carbono orgânico do solo, visando identificar que melhor separam esses níveis de degradação. A saturação por bases (V%), e o pH não foram sensíveis na separação dos níveis de degradação das pastagens. O Carbono orgânico do solo foi sensível para separar o nível de degradação de pastagem N1, dos níveis de degradação de pastagens N2, N3 e N4.
Thesagro: Ph
NAL Thesaurus: Urochloa brizantha
Palavras-chave: Carbono orgânico
Saturação por bases
Pastagens degradadas
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Indicadores-de-fertilidade-do-solo-na-separacao-2025.pdf339.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace