Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177305
Título: Estimativa de heterose em genótipos avançados de abóbora.
Autor: SILVA, B. F. R. da
DEUS, S. G. de
MARTINS, C. T. de V. D.
QUEIROZ, M. A. de
BORGES, R. M. E.
Afiliación: BÁRBARA FERNANDA RIBEIRO DA SILVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; SIRLANE GOMES DE DEUS, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; CARLA TATIANA DE VASCONCELOS DIAS MARTINS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; MANOEL ABÍLIO DE QUEIROZ, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; RITA MERCIA ESTIGARRIBIA BORGES FAUSTINO, CPATSA.
Año: 2025
Referencia: In: JORNADA DE INTEGRAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 7., 2024, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2025.
Páginas: p. 22-23.
Descripción: A heterose e a heterobeltiose são fenômenos relevantes para a escolha de genótipos híbridos e cruzamentos mais eficientes, contribuindo para o avanço de características agronômicas desejáveis. O objetivo deste trabalho preliminar foi estimar a heterose em sementes de híbridos de abóbora (Cucurbita moschata Duchesne) bem como selecionar genótipos para avanços no programa de melhoramento da espécie, considerando caracteres associados à semente. Foram utilizados os genótipos ‘CTAB6’, ‘CTAB5’, ‘CTAB12’, ‘CTAB2’, ‘CTAB18’, ‘CTAB13’, ‘CTAB9’, ‘CTAB1’, ‘CTAB3’, linhagens pertencentes à coleção de trabalho de abóbora da Embrapa Semiárido, cadastrada na Plataforma Alelo, e seis híbridos resultantes do cruzamento entre estes genótipos. As variáveis avaliadas foram: comprimento da semente; largura da semente; espessura da semente e o peso de 50 sementes. As estimativas de heterose foram obtidas em relação à média dos pais e a heterobeltiose em relação ao pai superior. O genótipo ‘CTAB12’ apresentou o maior comprimento de semente, com 1,778 cm. O genótipo ‘CTAB9’ destacou-se com maior largura, com valor 0,946 cm e o segundo maior peso de sementes, com 7,2876 g. Em relação ao comprimento da semente, a heterose foi negativa em 83,3% das combinações, sendo ‘CTAB1 x CTAB3’ (1,18%) a mais heterótica. A heterobeltiose foi negativa na maioria dos híbridos, principalmente na combinação ‘CTAB2 x CTAB6’ (-99,77%). Considerando-se a largura da semente, 66,6% dos híbridos apresentaram efeitos heteróticos negativos, exceto para ‘CTAB2 x CTAB12’ (4,24%) e ‘CTAB2 x CTAB6’ (16,18%), esses mesmos híbridos apresentaram heterobeltiose positiva, com valores de 3,86% e 15,35%, respectivamente. Quanto ao peso de sementes, o ‘CTAB2 x CTAB6’ apresentou heterose (35,95%) e heterobeltiose (35,82%) positiva. Quanto à espessura da semente, não houve heterose e heterobeltiose positiva em todos os híbridos. A heterose e a heterobeltiose positiva observadas em algumas combinações, a exemplo do peso das sementes no cruzamento ‘CTAB2 x CTAB6’, indicam ganhos significativos em características agronômicas desejáveis, como aumento de produtividade e qualidade.
Thesagro: Abóbora
Nematóide
Cucúrbita Moschata
NAL Thesaurus: Pumpkins
Palabras clave: Íbridos de abóbora
Heterobeltiose
Citación: (Embrapa Semiárido. Eventos Técnicos & Científicos, 4).
Tipo de Material: Resumo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
Estimativa-de-heterose-em-genotipos-avancados-de-abobora.pdf102 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace