Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177311
Title: Avaliação do número de cachos de videira da cultivar Arra 15 sob déficit hídrico controlado no Submédio do Vale do São Francisco.
Authors: BARBOSA, K. V. F.
SIMOES, W. L.
SILVA, J. S. da
UMBELINO, A. L. P.
FREITE, V, A,
Affiliation: KAIO VINICIUS FERNANDES BARBOSA, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; WELSON LIMA SIMOES, CPATSA; JUCICLÉIA SOARES DA SILVA, CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO; ANGELA LIRIEL PEREIRA UMBELINO, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; VINICIUS AMORIM FREIRE, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO.
Date Issued: 2025
Citation: In: JORNADA DE INTEGRAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 7., 2024, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2025.
Pages: p. 27.
Description: O Submédio do Vale do São Francisco é a principal região responsável pela exportação de uva de mesa do Brasil. Entretanto, um dos maiores desafios na produção agrícola em regiões semiáridas é o manejo correto dos recursos hídricos, no intuito de atingir um elevado potencial produtivo com eficiência na utilização da água. O objetivo deste trabalho foi avaliar o comportamento do número de cachos da cultivar Arra15, sob déficit hídrico controlado, no Submédio do São Francisco. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em fatorial 4 x 3, sendo quatro lâminas de irrigação (55, 70, 85 e 100% da evapotranspiração da cultura – ETc), em três fases fenológicas da cultura (floração, crescimento de frutos e maturação) e três repetições. O trabalho foi realizado em área de produção comercial no município de Petrolina, PE e a colheita realizada no mês de novembro. Quando os cachos atingiram o ponto de maturação foi realizada a sua contagem em todas as parcelas experimentais. Os dados foram submetidos ao teste F e de Tukey a 5% de probabilidade para as fases fenológicas e análise de regressão para as lâminas. A variável número de cachos, submetida à análise de variância, apresentou significância, demonstrando interação entre as fases fenológicas e as lâminas. O melhor resultado obtido da interação entre lâminas de irrigação e fases fenológicas foi com estresse hídrico na fase de floração, na lâmina de 85% da ETc, a qual proporciona um maior número de cachos por planta (186).
Thesagro: Uva
Viticultura
Sistema de Cultivo
NAL Thesaurus: Grapes
Keywords: Lâminas de irrigação
Eficiência de uso da água
Semiárido
Déficit hídrico
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Eventos Técnicos & Científicos, 4).
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Avaliacao-do-numero-de-cachos-de-videira-da-cultivar.pdf111 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace