Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177404
Title: Caracterização do estoque madeireiro remanescente após a extração seletiva de madeira na Floresta Nacional do Tapajós.
Authors: GUIMARÃES, I. V. P.
BAUMANN, S. S. R. T.
GOMES, K. M. A.
FERREIRA, C. R. B.
GAMA, J. R. V.
RUSCHEL, A. R.
ANDRADE, D. F. C. de
Affiliation: IANDRA VICTÓRIA PINTO GUIMARÃES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ; SARAH STEPHANIE REBELO TRAIAN BAUMANN, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ; KARLA MAYARA ALMADA GOMES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ; CARLOS RICHELE BRAGA FERREIRA, COOPERATIVA MISTA DA FLORESTA NACIONAL DO TAPAJÓS; JOÃO RICARDO VASCONCELLOS GAMA; ADEMIR ROBERTO RUSCHEL, CNPF; DÁRLISON FERNANDES CARVALHO DE ANDRADE, SERVIÇO FLORESTAL BRASILEIRO.
Date Issued: 2024
Citation: Biodiversidade Brasileira, v. 14, n. 2, 2024.
Description: No manejo florestal, a etapa de extração seletiva de madeira exige atenção para que os danos à floresta remanescente sejam minimizados. Conhecer a magnitude desses danos é crucial para direcionar práticas de manejo e garantir a sustentabilidade do manejo. Neste trabalho, buscou-se caracterizar o estoque madeireiro remanescente após a colheita em uma unidade de produção anual de uma área de manejo florestal, localizada na Floresta Nacional do Tapajós. Foram utilizados dados do inventário florestal 100%, considerando as árvores classificadas nas categorias de uso ou proteção. Do universo das árvores derrubadas, foram selecionadas 74 árvores para compor a amostragem utilizada para quantificar o impacto causado pela colheita quanto à abertura de clareiras e danos às árvores remanescentes. Para processamento dos dados utilizou-se o Microsoft Excel e o QGIS. Na unidade foram inventariadas 92 espécies que acumularam um volume médio de 41,83 m³ ha de madeira. Para a colheita, foram selecionadas 24, que somaram um volume médio de 11,3 m³ ha. Na exploração, a Manilkara elata foi a espécie que sofreu maior redução populacional. Após a colheita, as médias de abertura da floresta causada pela derrubada das árvores acumularam 168,21 ha ± 34,3 ha de floresta, correspondente a uma variação entre 6,04 % a 9,13% da área total da unidade. Florestas manejadas na Amazônia seguem diretrizes técnicas que propõem garantia de redução de impactos na floresta remanescente e, embora a intensidade de colheita por espécie siga critérios econômicos, a limitação de intensidade prevista pela lei é respeitada.
Thesagro: Madeira
Estoque
Manejo
NAL Thesaurus: Forest management
Natural resources conservation
Keywords: Alteração populacional
Alteração florística
Population change
Floristic change
Floresta Nacional do Tapajós
Manilkara elata
ISSN: 2236-2886
DOI: https://doi.org/10.37002/biodiversidadebrasileira.v14i2.2435
Type of Material: Artigo de periódico
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPF)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace