Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1177674
Título: A agrobiodiversidade presente nos bancos de sementes familiares no Alto Sertão Sergipano.
Autor: AMORIM, L. O. do
CURADO, F. F.
Afiliación: LUCAS OLIVEIRA DO AMORIM, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO BAIANO; FERNANDO FLEURY CURADO, CPATC.
Año: 2021
Referencia: In: SOUSA, C. da S.; SABIONI, S. C.; LIMA, F. de S. (ORG.). Agroecologia: métodos e técnicas para uma agricultura sustentável. Guarujá, SP: Científica Digital, 2021.
Descripción: Este trabalho apresenta os resultados do levantamento e identificação de variedades crioulas de milho e feijões armazenadas em Bancos de Sementes Familiares no Alto Sertão Sergipano. Para o levantamento e identificação das variedades crioulas foi utilizada a técnica participativa “Lista da Agrobiodiversidade”, em oficina realizada na comunidade Lagoa Dantas, município de Poço Redondo. Adicionalmente, foram realizadas entrevistas com 28 camponeses. Os dados obtidos demonstraram a existência de grande diversidade de variedades de sementes crioulas armazenadas pelos camponeses em seus bancos familiares. A espécie com maior diversidade foi o feijão de arranque (Phaseolus vulgaris), com 18 variedades, seguida pelo milho (Zea mays), com 16 variedades, a fava (Vicia faba) com 15 variedades, feijão de corda, macassa ou feijão-caupi (Vigna unguiculata) e andu (Cajanus cajan) com 8 variedades cada.
Thesagro: Agricultura Familiar
Agricultura Ecológica
Agricultura Sustentável
Palabras clave: Agroecologia
Campesinato
Semente crioula
ISBN: 9786587196732
Tipo de Material: Parte de livro
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro científico (CPATC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
A-agrobiodiversidade-presene-nos-bancos-de-sementes-familiares.2021.pdf2.46 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace