Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1178037
Título: Compostos bioativos e atividade antioxidante total de uvas de mesa produzidas no Ceará.
Autoria: SILVA, M. S.
MATOS, N. M. dos S.
ALVES, R. E.
SILVA, S. de M.
LIMA, M. A. C. de
BRITO, E. S. de
Afiliação: MARCELO S. SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; NÁDIA MARIA DOS S. MATOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ; RICARDO ELESBAO ALVES, CNPAT; SILVANDA DE M. SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; MARIA AUXILIADORA COELHO DE LIMA, CPATSA; EDY SOUSA DE BRITO, CNPAT.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOLOGIA VEGETAL, 12., 2009, Fortaleza. Resumos... Fortaleza: Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal, 2009.
Conteúdo: A produção de uvas no Brasil em 2008 foi de 1.399.262 toneladas, 3,27% superior ao ano de 2007. Na regi„o do trópico semi-·rido brasileiro, seu cultivo vem se destacando principalmente para uvas de mesa, e as condições edafoclimáticas favorecem a produção de uvas de qualidade sendo um incentivo a ampliação dos vinhedos. No Ceará se observa produção de uvas em alguns municípios. Os requisitos de qualidade de um produto hortícola s„o agrupados em categorias, devendo ser considerados em conjuntos não só para satisfazer a necessidade do consumidor, como também, para a proteção da sa˙de pública. O objetivo desse trabalho foi avaliar a capacidade antioxidante total e identificar os compostos bioativos de uvas de mesa produzidas em Limoeiro do Norte- CE. Uvas das variedades Ribier, Clara e Morena, provenientes de Limoeiro do Norte, foram colhidas no estádio comercial e transportadas para o Laboratório de Fisiologia e Tecnologia Pós-colheita da Embrapa Agroindústria Tropical, Fortaleza- CE, onde foram avaliadas quanto ao teor de ácido ascórbico, clorofila total, carotenóides totais, antocianinas totais, flavonódes totais, polifenóis extraíveis totais e atividade antioxidante total. O delineamento foi o inteiramente casualizado com três repetições de 30 frutos, e os dados obtidos foram submetidos a análise de variância e as médias ao teste de Tukey a 5%. As uvas Ribier, Clara e Morena apresentaram respectivamente média de VIT. C de 43,69; 47,36 e 47,26; Antocianinas de 109,9; 1,14 e 67,62 mg/100g; Carotenóides de 0,27; 0,40 e 0,37 mg/100g, Clorofila total de 0,66 mg/100g na Clara, Flavonóides totais de 12,07; 9,19 e 11,20 mg/100g; PET de 111,64; 114,89 e 129,13 e ATT de 8,26; 11,02 e 11,57 uMTrolox. As uvas produzidas em Limoeiro do Norte-CE, apresentaram um bom conte˙do de compostos bioativos, além de apresentarem atividade antioxidante total igual ou superior a diferentes cultivares de uvas de mesma coloração.
Thesagro: Qualidade
Uva
Vitis Vinifera
NAL Thesaurus: Grapes
Palavras-chave: Vitis vinifera L
Compostos bioativos
Capacidade antioxidante
Uva de mesa
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Compostos-bioativos-e-atividade-antioxidante-total-de-uvas-de-mesa-produzidas-no-Ceara..pdf158.5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace