Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1178229
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorABREU, L. F.
dc.contributor.authorGHIRARDI, M. de N. R.
dc.contributor.authorPARACAMPO, N. E. N. P.
dc.contributor.authorFREITAS, A. F. de
dc.contributor.authorOLIVEIRA, G. do C.
dc.contributor.authorSOUZA, C. C. S. da S.
dc.contributor.authorPARENTE, H. da S.
dc.date.accessioned2025-08-21T20:49:46Z-
dc.date.available2025-08-21T20:49:46Z-
dc.date.created2025-08-21
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationCaderno Pedagógico, v. 22, n. 9, e18627, 2025.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1178229-
dc.descriptionO trabalho traz resultados da avaliação da qualidade de farinhas alimentícias produzidas artesanalmente, antes e após adequações tecnológicas no processo. Tais adequações foram decorrentes de demandas de uma rede de agricultoras e agricultores familiares do nordeste paraense, através de sua agroindústria familiar. Ajustes de processo, ambientes e utensílios e a realização de oficinas de capacitação concentraram-se na mitigação de alguns problemas observados durante a produção das farinhas de frutos de banana e pupunha e das raízes de araruta e cará branco, e no desenvolvimento das farinhas de tucumã e cará roxo. Foram produzidos lotes experimentais de farinhas, antes e depois das adequações, e analisados quanto às suas características físicas, físico-químicas, macroscópicas, microscópicas e microbiológicas. As etapas de descascamento e fatiamento influenciaram na composição das farinhas com variações significativas no teor de cinzas, fibras e proteínas. A granulometria de metade das farinhas ficou mais uniforme, contudo, nenhuma atendeu à legislação, indicando que as etapas de trituração e peneiramento precisam de maiores ajustes. As adequações de fluxo de processo e infraestrutura indicaram efeitos positivos com redução significativa ou manutenção dos baixos níveis de sujidades e matérias estranhas, contudo, com aumento de fragmentos de plástico. Antes das adequações, as farinhas atenderam aos limites da legislação para presença de microrganismos patogênicos. A contaminação observada em relação aos demais microrganismos (bactérias mesófilas, coliformes, bolores e leveduras) indicam dificuldades dos manipuladores na etapa de acondicionamento, por conta da mudança do tipo de embalagem.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAgroindústria familiar
dc.subjectQualidade físico-química e microbiológica
dc.subjectProdução sustentável
dc.subjectFarinhas alimentícias artesanais
dc.titleEfeitos das adequações tecnológicas na qualidade das farinhas da agricultura familiar.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroFarinha
riaa.ainfo.id1178229
riaa.ainfo.lastupdate2025-08-21
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.54033/cadpedv22n9-423
dc.contributor.institutionLAURA FIGUEIREDO ABREU, CPATU; MARIA DE NAZARÉ REIS GHIRARDI, REDE BRAGANTINA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA ARTES E SABORES; NADIA ELIGIA NUNES PINTO PARACAMPO, CPATU; ALESSANDRA FERRAIOLO DE FREITAS, CNPAF; GIOVANNA DO CARMO OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; CECYLIA CAROLINA SANTOS DA SILVA SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; HELENA DA SILVA PARENTE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
EfeitosAdequacoesTecnologicas.pdf533.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace