Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1178401
Título: Mesofauna edáfica em um sistema agroflorestal biodiverso em latossolo vermelho distroférrico.
Autoria: HEID, D. M.
DANIEL, O.
PADOVAN, M. P.
GLAESER, D. F.
MATOS, F. A.
NOGUEIRA, I. M. B.
Afiliação: DÉBORA MENANI HEID, DOUTORANDA EM AGRONOMIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, DOURADOS; OMAR DANIEL, PROFESSOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, DOURADOS; MILTON PARRON PADOVAN, CPAO; DANIELE FABIANA GLAESER, DOUTORANDA EM AGRONOMIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, DOURADOS; FLÁVIA ARAUJO MATOS, DOUTORANDA EM AGRONOMIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, DOURADOS; IGOR MURILO BUMBIERIS NOGUEIRA, ACADÊMICO EM AGRONOMIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, DOURADOS.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 8., 2011, Belém, PA. Sistemas agroflorestais na paisagem florestal: desafios científicos, tecnológicos e de políticas para integrar benefícios e globais: anais. Belém, PA : SBSAF : Embrapa Amazônia Oriental: UFRA : CEPLAC : EMATER : ICRAF, 2011.
Conteúdo: O objetivo desse trabalho foi avaliar a mesofauna edáfica de um sistema agroflorestal biodiverso, comparando-o a outros manejos, em Latossolo Vermelho Distroférrico. Os sistemas foram implantados na Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados-MS. Foram avaliados: um sistema agroflorestal biodiverso (SAF) com 2,5 anos de idade, pastagem cultivada de Brachiaria decumbens Stapf., sistema de plantio convencional (SPC) e fragmento de vegetação nativa (Mata) utilizado como referência. As amostras de solo em quatro repetições aleatórias por sistema foram coletadas na profundidade de 0-5 cm. Ácaros e colêmbolos foram identificados em nível de família, determinando- se os índices de diversidade de Shannon-Weaner (H'), de Simpson (Is) e equitabilidade de Pielou (J'). Por meio dos índices (H') e (Is), observou-se superioridade para SPC, seguido de Mata e pastagem, sendo SAF, o sistema menos diverso. O índice J’ demonstrou que pastagem e Mata, seguidos de SPC, estiveram mais próximos de suas diversidades máximas do que SAF. Os resultados para SPC podem ter sido relacionados ao cultivo do adubo verde nabo forrageiro antes da coleta das amostras, possivelmente tendo servido como fonte de alimentos aos indivíduos. Além disso, a cobertura vegetal tende a amenizar a temperatura do solo, contribuindo para o desenvolvimento da biota edáfica. Já os baixos índices em SAF podem ter sido decorrentes de seu pouco tempo de implantação quando relacionado aos demais sistemas, que são mais antigos. É provável que o SAF avaliado necessite de um período maior para que haja desenvolvimento da mesofauna edáfica, melhorando sua sustentabilidade biológica, e consequentemente, ambiental.
Thesagro: Biodiversidade
Fauna Edáfica
Manejo do Solo
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BIV-275.pdf491.35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace