Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1178657
Título: Ferramentas digitais aplicadas à avaliação de sistemas de terraceamento em bacia hidrográfica.
Autoria: BRAMBILLA, A. J.
SANTANA, J. V. O.
JONGE, P. H.
SANTOS, E. L. dos
BALBINOT JUNIOR, A. A.
DEBIASI, H.
FRANCHINI, J. C.
Afiliação: ANA JULIA BRAMBILLA, CENTRO UNIVERSITÁRIO FILADÉLFIA; JOÃO VICTOR DE OLIVEIRA SANTANA, FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO; PEDRO HENRIQUE JONGE, CENTRO UNIVERSITÁRIO FILADÉLFIA; ESMAEL LOPES DOS SANTOS, CNPSO; ALVADI ANTONIO BALBINOT JUNIOR, CNPT; HENRIQUE DEBIASI, CNPSO; JULIO CEZAR FRANCHINI DOS SANTOS, CNPSO.
Ano de publicação: 2025
Referência: In: JORNADA ACADÊMICA DA EMBRAPA SOJA, 20., 2025, Londrina, PR. Resumos expandidos...Londrina: Embrapa Soja, 2025. p. 117-124. (Embrapa Soja. Eventos técnicos & científicos, 5). Organização da publicação: Regina Maria Villas Bôas de Campos Leite, Liliane Márcia Mertz-Henning, Kelly Catharin.
Conteúdo: O estudo "Ferramentas digitais aplicadas à avaliação de sistemas de terraceamento em bacia hidrográfica", avaliou a eficácia de sistemas de terraceamento na bacia hidrográfica de Toledo, PR, utilizando ferramentas digitais. A pesquisa foi motivada pelo aumento de eventos de chuvas extremas e a intensificação da erosão do solo, que causam prejuízos à agricultura. A metodologia combinou o uso de um drone para mapeamento, Modelos Digitais de Elevação (MDE) e Sistemas de Informações Geográficas (SIG) para analisar os terraços. A equipe mediu a altura e a capacidade de armazenamento de água de cada estrutura, comparando os dados coletados com os parâmetros ideais de projeto, definidos pelo software Terraço 4.1. Os resultados revelaram que, em mais de 70% dos talhões analisados, os terraços não atendem aos padrões mínimos de altura e volume, o que compromete a sua capacidade de reter água e controlar a erosão. Essa deficiência foi atribuída à falta de manutenção e à remoção parcial das estruturas. A conclusão do trabalho é que a abordagem digital é uma ferramenta precisa e prática para a avaliação de sistemas de terraceamento. A aplicação dessa metodologia pode ajudar a orientar políticas de conservação do solo mais eficazes e subsidiar intervenções estruturais para combater a erosão.
Thesagro: Terraceamento
Bacia Hidrográfica
Erosão Hídrica
Sistema de Informação Geográfica
Conservação do Solo
Armazenamento
Soja
NAL Thesaurus: Watershed hydrology
Agricultural watersheds
Water erosion
Geographic information systems
Digital elevation models
Soil conservation
Soil water storage
Soybeans
Palavras-chave: Ferramentas digitais
Modelos Digitais de Elevação (MDE)
Sistemas de Informações Geográficas (SIG)
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
p-117-ETC-5-com-ISSN-Jorn-Acad-2025-17.pdf1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace