Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1178814
Título: Influenza aviária H5N1, transmissão em mamíferos e riscos para a suinocultura.
Autor: ZANELLA, J. R. C.
ZANELLA, G. C.
Afiliación: JANICE REIS CIACCI ZANELLA, CNPSA; GIOVANA CIACCI ZANELLA, IOWA STATE UNIVERSITY.
Año: 2025
Referencia: In: VILAS-BOAS, J.
PEREIRA, M. L. (ed.). Raízes, ciência e transformação: 50 anos de inovação da Embrapa Suínos e Aves. Brasília, DF: Embrapa, 2025. p. 359-381.
Descripción: A influenza A, ou gripe aviária (IA), é uma doença viral altamente contagiosa que causa impactos significativos na indústria avícola, além de representar uma preocupação para a saúde pública e a economia global (12). Recentemente, sua introdução e disseminação em outras espécies animais, incluindo mamíferos como bovinos, suínos e até mesmo seres humanos, têm despertado a atenção da comunidade científica mundial. Em março de 2024, no estado do Texas, Estados Unidos, ocorreu a primeira detecção de transmissão entre hospedeiros mamíferos em um ambiente comercial de produção animal. Desde então, o país tem enfrentado uma epidemia de mastite associada à presença do vírus, resultando em impactos expressivos na cadeia leiteira. A introdução da doença entre diferentes espécies e os prejuízos causados ao setor leiteiro levantam preocupações para a indústria suinícola, uma vez que os suínos possuem a capacidade de se infectar com o vírus da influenza aviária e atuar como hospedeiros intermediários, favorecendo mutações que podem gerar subtipos virais transmissíveis a humanos (2, 6, 13). Há relatos documentados de infecções experimentais e naturais de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em suínos, o que reforça o alerta sobre o potencial de introdução e adaptação do vírus nesse novo hospedeiro. Esta revisão examina os riscos associados à influenza aviária em gado leiteiro, suas possíveis implicações para a produção suína e o impacto mais amplo na segurança alimentar e na saúde pública.
Thesagro: Influenza Aviaria
Suinocultura
Transmissão de Doença
Patogenicidade
Palabras clave: H5N1
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
final10467-Influenza-aviaria-H5N1-transmissao-em-mamiferos-e-riscos-para-a-suinocultura.pdf462,14 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace