Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1178849
Title: Palma forrageira (Opuntia ficus indica Mill) associada a diferentes volumosos em dietas para vacas da raça Sindi em lactação: síntese de proteína microbiana.
Authors: NEVES, A. L. A.
SANTOS, R. D. dos
PEREIRA, L. G. R.
OLIVEIRA, G. F. de
SOUZA, R. A.
BARBOSA, A. E. S.
Affiliation: ANDRE LUIS ALVES NEVES, CNPGL; RAFAEL DANTAS DOS SANTOS, CPATSA; LUIZ GUSTAVO RIBEIRO PEREIRA, CNPGL; GETULIO FIGUEIREDO DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; RAFAEL ARAÚJO SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; ANA ERIKA SILVA BARBOSA, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO.
Date Issued: 2012
Citation: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 49., 2012, Brasília, DF. A produção animal no mundo em transformação: anais. Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2012.
Description: O objetivo foi avaliar a produção de proteína microbiana em vacas lactantes alimentadas a base de palma forrageira associada a diferentes volumosos. Foram utilizadas quatro vacas da raça Sindi com 56 dias de lactação, as mesmas distribuídas em quadrado latino duplo 4x4. Com produção média de leite de 7 kg e peso vivo de 260 ± 15 kg e mantidas em regime de confinamento as vacas receberam a dieta no cocho, composta de palma forrageira cv. gigante e concentrado constituído por uma mistura de farelo de soja, milho grão moído, uréia e sal mineral, além de silagens volumosas sendo elas: atriplex, sorgo, gliricídia e maniçoba. Notou-se dissemelhança para as dietas compostas de atriplex e gliricídia e as mesmas foram iguais as de sorgo e maniçoba. A dieta com atriplex apresentou a maior excreção de urina com 8,43L/dia. A menor excreção de ácido úrico foi para dieta com silagem de gliricídia com 13,92 mmol/dia. Houve diferença na relação alantoína: derivados de purina no tratamento com gliricídia (87,46) e esta foi igual ao tratamento com maniçoba. As demais variáveis analisadas não sofreram alterações nas dietas constituídas de palma e diferentes volumosos.
Thesagro: Palma Forrageira
Bovino
Ácido Úrico
Pastagem
NAL Thesaurus: Opuntia ficus-indica
Animal nutrition
Keywords: Alantoína
Bovinos lactantes
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Palma-forrageira.pdf89.21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace