Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179033
Title: Estabilidade aeróbica em silagem de resíduo de manga associada com farelo de cacau.
Authors: ARAÚJO, C. de A.
CAMPOS, F. S.
GOIS, G. C.
SÁ, M. K. N. de
EMERENCIANO NETO, J, V.
GUIMARÃES, Y. S. R.
NOVAES, J. J. da S.
ARAUJO, G. G. L. de
Affiliation: CLEYTON DE ALMEIDA ARAÚJO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO; FLEMING SENA CAMPOS, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO; GLAYCIANE COSTA GOIS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; MOEMA KELLY NOGUEIRA DE SÁ, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO; JOÃO VIRGÍNIO EMERENCIANO NETO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; YURI SANTA ROSA GUIMARÃES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; JUDICAEL JANDERSON DA SILVA NOVAES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSA.
Date Issued: 2019
Citation: In: SIMPÓSIO PARAIBANO DE CONSERVAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE FORRAGENS: TECNOLOGIAS E INOVAÇÕES PARA A PECUÁRIA NORDESTINA, 1., 2019, Areia. Anais... Areia: Universidade Federal da Paraíba, 2019.
Description: A utilização e resíduos da agroindústria na confecção de silagem possibilita a redução do custo produtivo, melhorias na fermentação e qualidade nutricional. Visando tais fatores, objetivou-se avaliar o efeito da inclusão de farelo de cacau na estabilidade aerobia de silagens a base de residuo de manga. Para tanto foram avaliados quatro níveis de inclusão 20; 25; 30 e 35% de farelo de cacau, com quatro repetições cada, totalizando 16 unidades experimentais, distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado. Os dados foram submetidos a análise de variância e teste de regressão. Não houve efeito (P>0,05) da inclusão do farelo de cacau sobre o pH máximo registrado. A diferença máxima entre a temperatura da silagem e a do ambiente não foi afetada (P>0,05). A adição de farelo de cacau em silagens de manga não altera a estabilidade aeróbia das silagens até as 91,99 horas de exposição ao oxigênio.
Thesagro: Silagem
Produção Animal
Mangifera Indica
Theobroma Cacao
NAL Thesaurus: Animal production
Silage
Keywords: Resíduo de manga
Farelo de cacau
Perfil fermentativo
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estabilidade-aerobica-em-silagem-de-residuo-de-manga-associada-com-farelo-de-cacau..pdf295.82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace