Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179058
Título: Detecção de Heterodera glycines raça 14 em lavoura de soja no estado do Paraná.
Autoria: CASTRO, J. M. da C. e
TOMELERI, B. L.
SANTOS, N. F.
BORGES, M. E. P.
Afiliação: JOSE MAURO DA CUNHA E CASTRO, CNPSO; BÁRBARA DE LIMA TOMELERI, CENTRO UNIVERSITÁRIO FILADÉLFIA; NATHALYE DE FRANÇA SANTOS, UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ; MARIA EDUARDA PRADO BORGES, FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO.
Ano de publicação: 2025
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 10., 2025, Campinas, SP. Resumos... Londrina: Embrapa Soja, 2025. p. 167. Resumo 140. (Embrapa Soja. Eventos técnicos & científicos, 6). Organização da publicação: Regina Maria Villas Bôas de Campos Leite e Fernando Augusto Henning.
Conteúdo: Foi identificada, pela primeira vez, a raça 14 do nematoide de cistos da soja (Heterodera glycines) no Paraná. A descoberta foi feita a partir de uma amostra de solo e raízes de soja coletada em uma lavoura no município de Campo Mourão. Até então, apenas a raça 3 tinha sido registrada no estado. Para a identificação, ovos do parasita foram inoculados em sete genótipos de soja diferentes, dos quais quatro se mostraram suscetíveis e três, resistentes. Diante da nova ocorrência, pesquisadores alertam os produtores rurais sobre a importância de reforçar medidas de controle, como a limpeza de máquinas e implementos agrícolas, o uso de cultivares resistentes e a rotação de culturas, para evitar a disseminação do nematoide.
Thesagro: Nematóide
Heterodera Glycines
Soja
Manejo
Resistência
Rotação de Cultura
Palavras-chave: Genótipos de soja
Suscetibilidade
Disseminação
Raças fisiológicas
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
p-167-ETC-6-CBSoja-2025-resumos-20.pdf8.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace