Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179107
Título: Temperatura ótima para as trocas gasosas e para a taxa de transporte de elétrons sob incremento de luz e de CO2 em folhas de Coffea arabica L.
Autoria: NOVAES, P.
RONQUIM, J. C.
ARAUJO, E. C. E.
PRADO, C. H. B. A.
Afiliação: PAULA NOVAES, FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO; JULIO CEZAR RONQUIM, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; EUGENIO CELSO EMERITO ARAUJO, CPAMN; CARLOS HENRIQUE BRITTO ASSIS PRADO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS.
Ano de publicação: 2006
Referência: In: CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 57.; ENCONTRO ESTADUAL DE BOTÂNICOS, 13.; ENCONTRO ESTADUAL DE HERBÁRIOS, 5., 2006, Gramado. Resumos do congresso. Porto Alegre: Sociedade Botânica do Brasil, 2006. 1 CD-ROM.
Conteúdo: O objetivo deste estudo foi avaliar e comparar as faixas ótimas de temperatura para a fotoquímica e a bioquímica da fotossíntese de Coffea arabica L. sob condições regulares e saturantes de CO2 e do fluxo de fótons fotossinteticamente ativos (FFFA). Foram medidas a capacidade fotossintética máxima (Amax) em função do FFFA e da concentração externa de CO2 (1600-60 ppm) e a taxa máxima aparente de transporte de elétrons (Jmax) entre os fotossistemas I e II em cafeeiros, cultivares Catuaí Vermelho, Obatã, e Ouro Verde, submetidos a diferentes tratamentos térmicos (17-32°C) durante 14 h. A limitação estomática (Ls) e mesofílica (Lm) da fotossíntese foram expressas percentualmente em cada temperatura.
Thesagro: Temperatura
Fotossíntese
Bioquímica Vegetal
Saturação
Dióxido de Carbono
NAL Thesaurus: Temperature
Photosynthesis
Plant biochemistry
Carbon dioxide
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TemperaturaOtimaTrocasGasosas.pdf131.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace