Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179254
Title: Especiação química de complexos orgânicos de Al, Fe e Mn na solução do solo.
Authors: MENEGUELLI, N. do A.
CAMPOS, R. C. de
PEREZ, D. V.
MACEDO, J. R. de
Affiliation: NELI DO AMARAL MENEGUELLI, CNPS; R. C. DE CAMPOS, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO; DANIEL VIDAL PEREZ, CNPS; JOSE RONALDO DE MACEDO, CNPS.
Date Issued: 2003
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 29., 2003, Ribeirão Preto. Solo: alicerce dos sistemas de produção. Botucatu: Unesp, 2003. 1 CD-ROM.
Description: Considerando a atual preocupação com o meio ambiente, principalmente com a qualidade da água, muitos autores têm enfatizado a participação da solução do solo como meio de transporte de contaminantes orgânicos (geralmente, agroquímicos e derivados de petróleo) e inorgânicos (nitrato e metais pesados) do solo para grandes mananciais de água potável, com efeitos ecotoxicológicos desastrosos. No que diz respeito à formação de complexos, a água e certos compostos orgânicos, tais como ácidos húmicos e ácidos orgânicos de pequena massa molecular, são os ligantes mais abundantes. Consequentemente, as reações químicas mais comuns em solos serão a hidrólise e a complexação orgânica. Nesse contexto, a maioria dos trabalhos aponta para o uso da técnica cromatográfica, associada à detecção por técnicas espectrométricas atômicas, como sendo o procedimento com maiores perspectivas de promover seletividade nos estudos de especiação da solução do solo (Das et al., 2001; Bi et al., 2001). Como a diferença de massa molecular, que se reflete em tamanho, é bastante grande entre os dois principais componentes húmicos do solo (ácidos húmicos e fúlvicos), a sua separação por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE), usando coluna de separação por exclusão de tamanho, pode ser um bom modo de determinação dessas espécies metálicas. É, portanto, o objetivo do presente trabalho, estudar o impacto causado pelo uso agrícola de um solo na evolução das formas organo-metálicas de Al, Fe e Mn na solução do solo.
Thesagro: Solução do Solo
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Especiacao-quimica-de-complexos-organicos-2003.pdf51 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace