Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179269
Título: Avaliação de materiais como amenizantes da toxidez de metais pesados no solo.
Autor: FILHO, M. R. R.
CURI, N.
SIQUEIRA, J. O.
Afiliación: MATEUS ROSAS RIBEIRO FILHO, CNPS; NILTON CURI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS; J. O. SIQUEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS.
Año: 2003
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 29., 2003, Ribeirão Preto. Solo: alicerce dos sistemas de produção. Botucatu: Unesp, 2003. 1 CD-ROM.
Descripción: Assim como em outros países, a legislação brasileira exige que áreas degradadas por contaminação sejam remediadas, de forma a minimizar os impactos ambientais. A maioria das técnicas de remediação baseia-se em processos de engenharia, que além de apresentarem custos elevados, demandam muito tempo e de certa forma também representam uma agressão ao meio ambiente. No entanto, algumas técnicas baseadas no uso de organismos vivos podem ser economicamente viáveis e ecologicamente aceitáveis, na medida em que visam ao crescimento de vegetação na área (fitoestabilização). O objetivo principal de métodos de fitoestabilização é a redução da fração biodisponível dos metais pesados no solo, de forma a favorecer o crescimento vegetal (Vangronsveld & Ruttens, 1999), o que muitas vezes apenas é conseguido através da adição de materiais com capacidade de retenção de metais ou insumos que favorecem o crescimento vegetal, pela redução do estresse e favorecimento nutricional. No presente trabalho, diferentes materiais foram testados quanto a sua capacidade de favorecer o crescimento vegetal e diminuir a disponibilidade de metais pesados em solo de uma área contaminada por rejeitos de indústria de processamento de zinco.
Thesagro: Metal Pesado
Solo
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
Avaliacao-de-materiais-como-amenizantes-2003.pdf54.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace