Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1179437
Title: Influência de porta-enxertos sobre a atividade antioxidante e compostos bioativos das cultivares de uva Isabel Precoce e BRS Cora produzidas em condições tropicais em sexto ciclo.
Authors: RIBEIRO, T. P.
LIMA, M. A. C. de
BORGES, R. M. E.
Affiliation: THALITA PASSOS RIBEIRO, INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM MOSSORÓ; MARIA AUXILIADORA COELHO DE LIMA, CPATSA; RITA MERCIA ESTIGARRIBIA BORGES FAUSTINO, CPATSA.
Date Issued: 2014
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, 24., 2014, Aracaju. CONGRESSO DO INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE FRUTOS TROPICAIS, 4., 2014, Aracaju. Inovação e sustentabilidade em ciência e tecnologia de alimentos: anais. Jararaca: SBCTA, 2014.
Description: No Submédio do Vale do São Francisco, as condições tropicais de alta temperatura e baixa umidade relativa ao longo do ano podem acelerar o metabolismo da videira e potencializar ou limitar os teores de determinados compostos nas uvas. Visando ao adequado suporte técnico e científico para a compreensão dessas variações e da ação dos fatores envolvidos, buscou-se avaliar ao longo da maturação os teores de antocianinas e de polifenóis extraíveis totais e a - sexto ciclo produtivo, com poda em 16 de abril de 2012, sendo os cachos coletados a partir do início da maturação aos 77, 84, 91, 98, 101 e 104 dias após a poda. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com quatro repetições, de cinco cachos. Os dados foram submetidos à regressão, quando apresentaram significância estatística. Tanto os compostos bioativos polifenóis extraíveis totais e antocianinas quanto a atividade antioxidante total aumentaram com o avanço da maturação. O teor de polifenóis extraíveis totais variou de 30,94 mg.100 g-1 , no início da maturação, para 210,27 mg.100 g-1 , no momento da colheita. Já o teor de antocianinas foi maior aos 101 dias após a poda. A atividade antioxidante total foi elevada nas bagas maduras, tendo sido confirmada em ambos os métodos de captura do radical orgânico: ABTS e DPPH, que apresentaram valores respectivos de 19,75 uM Trolox.g-1 polpa e 6664,78 g fruta.g-1 DPPH. Com o fim de obter diferencial de mercado e ocupar nichos, a definição da melhor época de colheita deve considerar também características funcionais presentes na uva.
Thesagro: Pós-Colheita
Maturação
Uva
NAL Thesaurus: Vitis
Viticulture
Postharvest treatment
Keywords: Viticultura tropical
Atividade antioxidante
Type of Material: Resumo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Influencia-de-porta-enxertos.Atividade-antioxidantes-e-compostos-ativos.pdf422.38 kBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace