Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1180474
Título: Estabelecimento de doses de glyphosate na dessecação da braquiária (Urochloa ruziziensis cv. BRS Integra) baseado na altura do dossel foliar.
Autoria: BRIGHENTI, A. M.
GOMIDE, C. A. de M.
PACIULLO, D. S. C.
CASTRO, C. R. T. de
SILVA, R. B. da
SOUZA SOBRINHO, F. de
Afiliação: ALEXANDRE MAGNO BRIGHENTI DOS SANTOS, CNPGL; CARLOS AUGUSTO DE MIRANDA GOMIDE, CNPGL; DOMINGOS SAVIO CAMPOS PACIULLO, CNPGL; CARLOS RENATO TAVARES DE CASTRO, CNPGL; RAFAEL BOLINA DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; FAUSTO DE SOUZA SOBRINHO, CNPGL.
Ano de publicação: 2025
Referência: Revista Contemporânea, v. 5, n. 10, e9354, 2024.
Conteúdo: Um dos desafios enfrentados na formação de palhada no sistema de plantio direto é definir doses ideais de herbicidas capazes de proporcionar dessecação satisfatória em função da espécie de cobertura. O objetivo deste trabalho foi estabelecer doses ideais de glyphosate na dessecação da braquiária (Urochloa ruziziensis cv. BRS Integra) baseadas na altura do dossel foliar. O delineamento experimental foi em blocos casualisados, em parcelas subdivididas, com três repetições. Nas parcelas, foram aplicadas cinco doses de glyphosate, em gramas de equivalente ácido (g e.a.)/ha: 0, 240, 480, 960 e 1.920. As subparcelas foram compostas por três alturas do dossel forrageiro no momento da aplicação de 38 cm, 67 cm e 85 cm, correspondendo às seguintes quantidades de massa de matéria seca (MS): 1.676 kg MS/ha, 5.098 kg MS/ha e 7.623 kg MS/ha, respectivamente. A medição da altura do dossel foliar das plantas de braquiária é um parâmetro prático na definição de doses de glyphosate, evitando aplicações excessivas na dessecação pré-semeadura das culturas. Com o aumento da altura do dossel forrageiro, há um incremento na massa de MS das plantas de braquiária e, consequentemente, maiores doses de glyphosate são necessárias para alcançar a dessecação almejada. Doses de glyphosate de 267 g e.a./ha, 436 g e.a./ha e 443 g e.a./ha proporcionaram controle satisfatório da braquiária, aos 15 dias após a aplicação dos tratamentos (DAAT), para as alturas de plantas de 38 cm, 67 cm e 85 cm, respectivamente. Doses de glyphosate de 260 g e.a./ha, 364 g e.a./ha e 380 g e.a./ha proporcionaram controle satisfatório da braquiária, aos 21 DAAT, para as alturas de plantas de 38 cm, 67 cm e 85 cm, respectivamente.
Thesagro: Palhada
Pastagem
Planta de Cobertura
Plantio Direto
Palavras-chave: Integração lavoura-pecuária
Digital Object Identifier: https://doi.org/10.56083/RCV5N10-087
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Estabelecimento-de-doses-de-glyphosate.pdf331.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace