Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1180848
Título: Qualidade, volume e preços do leite: uma análise estratificada por sistemas de produção.
Autoria: AZEVEDO, C. P. V. de
CARVALHO, G. R.
TAKANO, A. L. R.
TERROR, H. S.
MARTINS, A. de F.
MARIANO, W. H.
CAETANO, G. da C.
Afiliação: CAIO PRADO VILLAR DE AZEVEDO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; GLAUCO RODRIGUES CARVALHO, CNPGL; ANDRÉ LUIZ RAMOS TAKANO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; HENRIQUE SALES TERROR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; ANDREZA DE FÁTIMA MARTINS, LABOR RURAL; WILLIAM HELENO MARIANO, LABOR RURAL; GIOVANI DA COSTA CAETANO, LABOR RURAL.
Ano de publicação: 2025
Referência: In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE - Pibic/CNPq, 31., 2025, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2025.
Páginas: p. 9-13.
Conteúdo: A pesquisa buscou analisar o impacto do sistema de precificação do leite no Brasil, que prioriza bonificações por volume, sobre o preço ao produtor e a qualidade do leite. Utilizando regressão linear múltipla, identificou-se que o volume diário é o principal determinante do preço recebido, enquanto atributos de qualidade, como contagem de células somáticas (CCS), contagem padrão em placas (CPP), teor de gordura e proteína, têm menor influência. A análise por sistemas de produção (compost barn, free stall, confinado sem estrutura e pasto/semiconfinado) revelou que compost barn e free stall alcançam maior produtividade por vaca, volumes diários superiores e margens líquidas mais altas, apesar de apresentarem teores ligeiramente menores de sólidos totais devido ao efeito de diluição. Conclui-se que o modelo atual favorece economicamente sistemas mais intensivos, mas a valorização de atributos de qualidade poderia promover um equilíbrio maior entre eficiência produtiva e composição do leite. As informações geradas no presente estudo vão ao encontro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) contidos na Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas, da qual o Brasil é signatário, sobretudo no ODS 8 - Empregos dignos e crescimento econômico: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos (Nações Unidas, 2025).
Thesagro: Gado Leiteiro
Produção Leiteira
Leite
Qualidade
Solido
Notas: ODS 8.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Qualidade-volume-e-precos-do-leite.pdf263,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace