Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1180891
Título: Estimativa da umidade na saturação e residual e dos parâmetros α e n da equação de Van Genuchten com base em atributos físicos do solo.
Autoria: COSTA, F. DA S.
COELHO, E. F.
SANTANA JUNIOR, E. B.
ANDRADE NETO, T. M. DE
NASCIMENTO JUNIOR, A. L. DO
SILVA, C. P. DA
SOUZA, L. D.
Afiliação: FLAVIO DA SILVA COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO DA BAHIA; EUGENIO FERREIRA COELHO, CNPMF; EDVALDO BISPO SANTANA JUNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO DA BAHIA; TORQUATO MARTINS DE ANDRADE NETO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA; ADAILTON LIBERATO DO NASCIMENTO JUNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO DA BAHIA; CARINA PIRES DA SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECONCAVO DA BAHIA; LAERCIO DUARTE SOUZA, CNPMF.
Ano de publicação: 2010
Referência: REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 18., 2010, Teresina. Novos caminhos para a agricultura conservacionista no Brasil: anais. Teresina: Embrapa Meio-Norte: Universidade Federal do Piauí, 2010. 1 CD-ROM.
Páginas: 4 p.
Conteúdo: RESUMO: Os cálculos empregados em irrigação para determinação da quantidade de água a ser aplicada às culturas requerem a conhecimento da curva de retenção de água do solo. A dificuldade dos produtores na obtenção dessa curva requer trabalhos que visem estima-la. O trabalho teve como objetivo ajustar funções de pedotransferência envolvendo variáveis independentes como a textura do solo e atributos físicos como porosidade e densidade para estimativa dos parâmetros θs, θr, α e n da equação de Van Genuchten (1980). Foram reunidos dados de quatro classificações texturais de solos: arenoso (areia franca + areia), franco-arenoso, argilo-arenoso e argiloso. O modelo de Van Genuchten (1980) foi ajustado aos dados de tensão e umidade de cada tipo de solo resultando nos dados de θs, θr, α e n. Esses dados constituíram as variáveis dependentes dos modelos de regressão linear múltipla que, com as variáveis independentes teores de areia total, silte, argila, a densidade do solo e a porosidade total resultaram em diversas funções de pedotransferencia. Os dados de textura, da densidade e da porosidade tiveram efeito significativo nos parâmetros da equação de Van Genuchten, isto é, θs, θr, α e n.
Thesagro: Solo
Umidade do Solo
Textura do Solo
NAL Thesaurus: Soil texture
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
474.pdf87,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace